SP: investimento no
Metrô sobe, mas ainda é menor que o prometido
16
de maio de 2012 • 21h01 • atualizado às 21h37 – TERRA – Noticias
O
choque entre duas composições na Linha 3-Vermelha deixou mais de 40 feridos
hoje
Foto:
Marcelo Pereira/Terra
MARINA
NOVAES
Direto
de São Paulo
Um
levantamento divulgado nesta quarta-feira pela bancada do PT na Assembleia
Legislativa de São Paulo (Alesp), com base em informações do Sistema de
Acompanhamento da Execução Orçamentária (Siego), mostra que o governo de São
Paulo não usou quase a metade (43%) do valor anunciado em investimentos para o
Metrô entre 2003 e 2011. De acordo com o balanço da oposição, no período, o
Estado anunciou que investiria R$ 17,1 bilhões no Metrô, mas gastou apenas R$
9,8 bilhões - ou seja, quase R$ 7,3 bilhões deixaram de ser gastos na área.
Lembre em
fotos outros acidentes com trens no Brasil
Os dados
fazem parte de um "diagnóstico" que a bancada petista pretendia
apresentar no fim do mês, com base em informações oficiais. A divulgação do
levantamento ocorre no mesmo dia em que um acidente envolvendo duas composições
na linha 3-Vermelha do Metrô deixou mais de 40 feridos na capital paulista.
A colisão e
as sucessivas panes registradas neste ano no Metrô e na Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos (CPTM) renderam várias críticas ao governo. Na avaliação
de especialistas ouvidos pelo Terra, a administração estadual - responsável
pelo sistema de transporte sobre trilhos - não tem investido pouco, mas paga o
preço por ter demorado a agir. De fato, o mesmo levantamento demonstra que, se
por um lado o governo ainda não cumpriu tudo o que prometeu, por outro, houve
um aumento de investimentos nos últimos anos: o valor gasto com o Metrô em 2011
(R$ 1,3 bilhão) é 13 vezes maior que o executado em 2003 (R$ 99,9 milhões).
Para o
Sindicato de Metroviários de São Paulo e para o líder do PT na Alesp, porém,
ainda falta "vontade política". Eles afirmam que o transporte sobre
trilhos em São Paulo não é prioridade para o governo.
"São 20
anos de falta de investimento no metrô e na CPTM. (...) Não houve falha humana
e sim do sistema", atacou o presidente do Sindicato dos Metroviários de
São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior.
"As
promessas são feitas, os valores são anunciados, mas, na prática, as coisas
simplesmente não saem do papel. (O levantamento) demonstra três coisas: ou
houve uma inversão de prioridades no caminho, ou eles são ruins de
planejamento, ou são ruins de execução. Eu acho que são as três coisas. Eles
não estão priorizando o transporte sobre trilhos", disse o deputado
estadual Alencar Santana, líder da bancada petista.
Já em relação
à CPTM, o balanço mostra que não foi pago 17% do valor previsto para ser
investido no sistema entre 2003 e 2011, embora o investimento tenha
praticamente dobrado entre um ano e outro.
"O que
aconteceu é que São Paulo ficou muito tempo sem acreditar no transporte sobre
trilhos, investindo em carros e no transporte individual. Estamos pagando o
preço por ter passado mais de 30 anos sem investir na área", avaliou
Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos
(ANTP), em referência ao período entre a década de 1970 e o início dos anos
2000. "A oferta que temos hoje era o que deveríamos ter há 25 anos",
completou.
Governo diz
que investirá R$ 45 bilhões
Procurada
pelo Terra, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM)
informou, por meio de nota, que "em nenhum momento o governo de São Paulo
deixou de investir no transporte metro-ferroviário", e respondeu que, até
2015, "serão investidos R$ 45 bilhões pelo PPA (Plano Plurianual) na
compra de trens, expansão e modernização do Metrô e da CPTM".
O órgão
também explicou que, em relação ao ano passado, parte do dinheiro orçado não
foi investido por conta da "paralisação das obras de expansão na Linha
5-Lilás, por ordem judicial, e atrasos nas liberações dos licenciamentos
ambientais para implantação da Linha 17-Ouro e para o prolongamento, em
monotrilho, da Linha 2-Verde".
"Cabe
esclarecer que os valores que não foram executados, por motivo de força maior,
estão em poder do Tesouro do Estado e já vem sendo aplicados nas obras de
ampliação do Metrô", completou.
Já o PSDB
divulgou uma nota rebatendo o partido rival e defendendo o governo do Estado -
comandado pela legenda há quase duas décadas. "É lamentável que o PT
utilize um acidente para fazer política partidária e atacar o governo com
inverdades. (...) O governo de São Paulo investe pesadamente no Metrô, (...)
tudo isso foi feito pelos governos do PSDB, sem um real em auxílio do governo
federal do PT", rebateu a cúpula tucana em São Paulo.
Investimentos Metrô:
Investimentos na CPTM:
O Governo do Estado esta investindo muito nas linhas que eles querem privatizar, ou seja esta investindo para terceiros e não para a manutenção do que já esta operando, seria uma justificativa para também privatizar. Dar tudo de presente para terceiros faturarem por 70 anos, pois PPP de 35 anos renováveis totalizam os 70 anos.
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