sexta-feira, 11 de maio de 2012


Esquadrilha da Fumaça - 60 anos

FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História
A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada a época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espirito de arrojo e determinação do grupo.
Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo.
No dia 28 de novembro de 1961, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Durante uma solenidade militar , realizada na época do comando do coronel Lara Ribas. dois aviões modelo Texan T-6 se colidiram no ar. O avião pilotado pelo Capitão Durval Pinto Trindade perdeu o leme e caiu no Centro da cidade, O desastre foi nas proximidades do Largo Benjamin Constant. Por essa razão, o local ficou conhecido como Praça do Avião. O outro piloto com a asa danificada conseguiu fazer um pouso de emergência na Base Militar de Florianópolis.
No dia 1 de maio de 1995, o Capitão Cláudio Gonçalves Gamba, piloto da aeronave número 7 do EDA , morreu após não conseguir se recuperar da manobra Lancevak , na apresentação no município de Rio Negrinho. Após esse acidente a manobra foi retirada do display do EDA por ser muito perigosa , substituída pela Grossura com efeito vísual parecido.
No dia 2 de abril de 2010, o Capitão Anderson Amaro Fernandes, piloto da aeronave número 7 do EDA, morreu ao chocar sua aeronave contra o solo durante a manobra Snap Roll , na apresentação no município de Lages.

Missão
Apresentação em Brasília no 7 de setembro de 2011.
Contribuir para a difusão da imagem da Força Aérea Brasileira junto aos públicos interno e externo.

Atribuições do EDA
Estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas;
Valorizar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o sentimento de nacionalismo;
Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB;
Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros;
Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;
Contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares;
Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica;
Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;
Difundir a Política de Comunicação Social do COMAER;
Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o País.



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