Como ter um ambiente de trabalho ideal
O ambiente de trabalho influencia os nossos resultados profissionais e indiretamente a nossa vida pessoal.
Quando é exercida pressão psicológica sobre o colaborador, por parte da entidade patronal ou de algum súdito, este deve encontrar a razão pela qual isto se verifica e resolver da melhor forma.
Um ambiente de trabalho ideal é aquele que melhor se adapta às nossas características pessoais. Por exemplo, se fala num tom mais elevado e agradam-lhe lugares com maior atividade sonora, trabalhe num local barulhento. Se falar num tom baixo e apreciar a serenidade em fase de concentração então faça por escolher um lugar onde se faça silêncio. Se tem por hábito organizar-se desorganizando, então não se dará bem num local onde exijam um nível de organização mais elevado. Por outro lado, se gosta de calcular e planear cuidadamente a arrumação dos seus documentos ou dos seus materiais de trabalho, opte por um lugar onde esse método já esteja implementado.
É complicado encontrar o local de trabalho perfeito, porém não é impossível. Experimentar diversas funções dentro ou fora da nossa área é sempre uma mais-valia. Mesmo as profissões que nos parecem mais básicas têm os seus segredos. É fundamental adquirirmos conhecimento em diversas áreas e entender que cada profissão exige um profissional. Este profissional, de qualquer ramo, tem conhecimento que mais nenhum outro possui. Trocar ideias e discutir métodos mostra-se muito enriquecedor.
Existem profissões completamente distintas mas que ao conversarmos com um trabalhador entendido percebemos que são utilizadas nessas as mesmas estratégias de trabalho. Portanto, nenhuma profissão, nem nenhum trabalhador deve ver o seu conhecimento subestimado. A princípio devemos ser flexíveis, devemos experimentar posições que não nos satisfazem, mas que mais tarde serão importantes e nos ajudarão na nossa evolução, pois facilitarão a compreensão da prática com o conhecimento da teoria.
Instruções
1 - Quando estiver em outra posição saberá melhor o que delegar e como o fazer. Não desista, contudo, de procurar ser sempre melhor na sua função e, quem sabe, em outras. Veja a sua profissão como um caminho de evolução. Não pare no tempo, tente alargar os seus horizontes. Lembre-se de ser humilde, seja qual for a sua posição, se começar na posição de empregado não se esqueça disso mais tarde como patrão. Proporcione um bom ambiente de trabalho, mas seja exigente. Não pense mal de quem exige de si, pois fazer mais e melhor é o seu objetivo também.
Nunca se esqueça: para ser chefe de sala é importante, primeiro, saber servir à mesa!
Comentários
Postar um comentário