Idosa hipertensa recebe remédio para diabetes em UBS e acaba internada.


FONTE: 25 de Maio de 2012 - Jornal de Itatiba - Policiais - Da Redação


Uma idosa hipertensa esta internada há 12 dias após ter tomado medicamento para tratamento de diabetes. A vítima, que é analfabeta, recebeu a cartela de comprimidos no dia 11 de maio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na Cecap.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na tarde de ontem na Delegacia de Polícia de Itatiba, a aposentada A. C. O., como de costume, foi ao postinho de saúde para retirar seu medicamento para tratamento de hipertensão e levou consigo seu receituário. Porém a atendente lhe entregou o medicamento adverso ao descrito na receita - Glibenclamida - usada no tratamento da diabetes melito ínsulinoíndependente (tipo II) cuja hiperglicemia não pode ser controlada apenas pela dieta.
Sem perceber a diferença, a idosa tomou o medicamento por dois dias, tem um mal-estar e desmaiou. A neta da vítima a socorreu, levando-a à Santa Casa de Itatiba, onde permanece internada com quadro de hipoglicemia refratária, a qual o paciente necessita de infusão contínua de glicose.
O medicamento foi apreendido. Até o fechamento da edição a assessoria de imprensa da Prefeitura não se pronunciou sobre o caso. A Polícia Civil investigará o fato. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog