quarta-feira, 27 de junho de 2012

Roubo de veículos em Itatiba aumenta quase 200%







































































O NÚMERO DE ROUBO DE VEÍCULOS AUMENTOU 190,5% EM ITATIBA ENTRE OS mESES DE JANEIRO E MAIO DESTE ANO EM COMPARAÇÃO COM O MESMO PERÍODO DE 2011, SEGUNDO INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (SSP). ENQUANTO NOS PRIMEIROS CINCO MESES DE 2012 FORAM REGISTRADOS 61 CASOS, ANO PASSADO FORAM 21.Os índices de roubo também aumentaram nos primeiros meses do ano. Entre janeiro e maio de 2011 foram registrados 85 casos contra 124 este ano, aumento de 46%. Os furtos também cresceram, mas em menor proporção, 22%. Entre janeiro e maio de 2012 foram 443 casos contra 363 ano passado. Os índices também mostram que a comparação entre os cinco primeiros meses do ano, houve um caso de homicídio no município contra nenhum do ano anterior.Entre os números divulgados, apenas as ocorrências de furto de veículos diminuíram em Itatiba. Entre janeiro e maio de 2011, 77 veículos foram furtados no município enquanto no mesmo período deste ano foram 48 ocorrências.
MORUNGABA/ Enquanto em Itatiba apenas o furto de veículos diminuiu, em Morungaba, a maior parte dos índices criminais registraram queda, com exceção do roubo de veículos que aumentou 50%. Nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados três casos contra dois em 2011. Enquanto o roubo de veículos aumentou 50%, o número de furto diminuiu na mesma proporção. Entre janeiro e maio do ano passado foram registrados oito ocorrências deste crime na estância enquanto que no mesmo período de 2012 foram quatro.
O número de roubos foi o que apresentou maior queda, 67%. Nos cinco primeiros meses deste ano foi registrado um único caso contra três no passado. Os furtos apresentam ligeira diminuição. De 24 casos em 2011 para 23 este ano, recuo de 4%. Ainda na estância, ano passado, entre janeiro e maio, houve um caso de homicídio doloso, contra nenhum nos primeiros meses de 2012.
O delegado titular de Itatiba, Paulo Eduardo Zuiani, e que atualmente responde por Morungaba, falou sobre os índices das duas cidades. Perguntado sobre o aumento do roubo de veículos, ele disse que muitos dos casos não ocorrem na cidade, apenas são registrados. “Já pedi levantamentos sobre esses crimes e a maior parte ocorre nas estradas que passam pela cidade, ou em municípios vizinhos e o veículo ou as vítimas são abandonadas em nossa cidade e somos obrigados a registrar”, disse Zuiani. 

“Casos na cidade mesmo os números são baixos”. Sobre os outros índices, o delegado alega que o crime é dinâmico. “Tem períodos que os índices caem e quando se reprime o crime por um lado, o criminoso busca outras alternativas. Mas, estamos em alerta e trabalhando para que os números recuem”, afirmou.
Um dos índices que chama atenção do delegado é referente ao número de furtos. Segundo ele, este tipo de caso poderia ser menor se a população adotasse algumas medidas preventivas.  “A maior parte dos casos ocorre por distração. As pessoas precisam ficar mais atentas com alguns objetos, zelar mais por eles, pois a Polícia, infelizmente, não pode ser onipresente”, afirmou.
Sobre os números de Morungaba, Zuiani disse que o município sempre foi tranquilo e continuará. “É uma cidade muito calma. Os números são positivos e vamos nos empenhar para que os índices sejam cada vez melhores”, encerrou.
Roubos aumentam em mais de 100% em Louveira
Em Louveira, o número de roubos foi o que registrou maior aumento na comparação dos cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e maio foram 72 ocorrências registradas contra 33 no ano passado.
O segundo índice com maior aumento foi o furto de veículos que teve 40 casos registrados nos primeiros meses deste ano contra 26 em 2011, crescimento de 54%. O roubo de veículos cresceu 47%. Entre janeiro e maio de 2012 foram 22 veículos roubados contra 15 ano passado.
Os casos de furto cresceram 35% nos primeiros cinco meses de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 158 registros para 213. O saldo positivo para cidade é que não houve casos de homicídios dolosos em nenhum dos anos.
Sobre os índices, o delegado titular de Louveira, Luis Carlos Duarte, também falou ao BOM DIA. “Os números preocupam e devido a isso estamos com um trabalho para que esses índices caiam. Acredito que na próxima estatística os números sejam melhores, pois junho não terminou, mas nos levantamentos preliminares constatamos uma queda significativa, principalmente em roubos e furtos”, afirmou.
Fonte: Bom Dia - 27/06/2012 08:28-IVAN GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 HOMÍLIA DOMINICAL  24 DE DEZEMBRO DE 2023. 4º DOMINGO DO ADVENTO LEITURA DO DIA Primeira leitura -  Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-...