ADMINISTRADOR PÚBLICO - PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR ADMINISTRAR O BEM PÚBLICO
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Gilberto Urano Alves - Itatiba - SP |
Administradores são profissionais que planejam, organizam e
orientam o uso dos recursos de uma empresa, sejam eles financeiros, materiais,
operacionais, pessoais, etc. O administrador público é o profissional
responsável por zelar pelo patrimônio público, realizando todas essas funções
com o objetivo de manter o pleno funcionamento dos serviços ou repartições
públicas em que trabalha. Para tal, o profissional cria métodos e técnicas de
organização e de administração do trabalho de acordo com as necessidades da
seção, e seu objetivo é evitar gastos desnecessários, excedente ou falta de
funcionários, falhas de comunicação ou problemas de desperdício. O
administrador público deve principalmente cuidar da parte financeira,
fiscalizar os gastos e planejá-los evitando, assim, déficits orçamentários. Sob
o aspecto operacional, administração pública é o desempenho perene e
sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da
coletividade.
2 - Quais as características necessárias para ser um administrador público?
O administrador público deve, acima de tudo, ter gosto pela
liderança e pela gerência de operações. O domínio de conceitos administrativos
e econômicos adquiridos durante o curso também são extremamente importantes.
Outras características interessantes são:
- capacidade de organização
- capacidade de observação
- capacidade de liderança e de gerência
- responsabilidade
- honestidade
- visão de projeto
- metodologia
- dinamismo
- facilidade de lidar com situações inesperadas
- flexibilidade
- agilidade
- objetividade
- pró-atividade
- capacidade de trabalhar sobre pressão
Para ser um administrador público é necessário diploma de
curso superior em Administração de Empresas ou em Administração Pública, ambos
com duração média de quatro a cinco anos. O curso oferece formação completa,
tanto para a administração privada quanto para a pública. No caso da área
pública, o curso prepara e orienta os administradores a uma atuação em organizações
públicas e possibilidades de gestão de políticas e projetos de caráter público.
Algumas matérias que fazem parte da grade curricular do curso, tanto o regular,
quanto o especializado em gestão pública são: instituições de direito, gestão
empresarial, filosofia, contabilidade empresarial, simulação empresarial,
matemática financeira, direito do trabalho, ética e política, contabilidade de
custos, direito comercial, direito tributário, estatística, sociologia,
marketing, entre outras.
Principais atividades
O administrador público é responsável por planejar,
organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de
traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural,
hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras, sempre
relacionadas com o setor público. No setor público, o administrador é uma
figura importantíssima, pois é ele quem coordena os investimentos e controla o
capital, além de fiscalizar todo o movimento comercial e financeiro da empresa
pública. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele
definir como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.
Áreas de atuação e especialidades
O administrador público pode trabalhar em todas as
repartições e subdivisões do serviço público, e, inclusive pode disputar cargos
públicos de alto padrão ou de gerência. No caso desse profissional, sua
formação é específica para a administração do setor público, porém, pode também
trabalhar com empresas privadas ou com o terceiro setor. O administrador
público deve ter uma visão ampla da sociedade e do contexto sócio-cultural da
região, para que possa melhor coordenar a administração, pois esse profissional
tem um compromisso social e político com a sociedade. Ou seja, o profissional
precisa de uma visão sistêmica, voltada ao interesse público.
4 - Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o administrador é muito amplo no
Brasil, em todas as regiões e em diversos setores da economia. Para o
profissional da área pública o mercado também é amplo, porém dependendo do
cargo, a contratação é feita mediante aprovação em concurso público. Nesse
caso, o mercado de trabalho depende da abertura de vagas concursadas. O domínio
sobre algum idioma estrangeiro é imprescindível nessa área, além da constante
atualização por meio de cursos e especializações.
Curiosidades
Desde os primórdios os homens se associaram e organizaram
sistemas para melhor conviver. O início da administração é assim, porém a
criação de uma teoria da administrativa e da carreira de administrador de
empresas, como é reconhecido hoje, só se desenvolveu a partir do século 19,
incentivada pela Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no final do século
18 e que gerou importantes mudanças econômicas, políticas e sociais no mundo. A
industrialização rapidamente se expandiu para Europa e Estados Unidos, o que
gerou as bases da moderna Administração. Os primeiros estudos sobre um método
capaz de aumentar a eficiência e produtividade das empresas em um mercado cada
vez mais competitivo, foi a partir da publicação dos estudos de dois
engenheiros. O norte-americano Frederick Taylor, responsável pela chamada
Escola de Administração Científica, difundia o aumento da eficiência da
indústria a partir da racionalização dos operários. O francês Hanri Fayol, por
sua vez, disseminou a Escola Clássica da Administração, cuja meta era aumentar
a eficiência empresarial por meio de sua organização e aplicação de princípios
gerais de administração. Esses dois pensamentos uniram-se e deram origem a
teorias e conceitos que formaram a administração atual. Depois disso, outras
teorias surgiram, moldando o que existe hoje em termos de administração. Com o
tempo a administração consolidou-se como ciência social com interação em áreas
como direito, ciência econômica, ciência política, sociologia, psicologia
social e antropologia.
Fonte: Brasil Profissões
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