quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mortalidade com motos supera a de carros pela 1ª vez, diz ministério


20/06/2012 - 15h24 - Folha
A elevação dos acidentes envolvendo motociclistas fez com que, pela primeira vez nos registros do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade deste grupo superasse a de pedestres e a de outros veículos (carros, ônibus e caminhões), segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo ministério.
De acordo com o estudo, o número de mortes em acidentes com motos aumentou 21% nos últimos anos --de 8.898 em 2008 para 10.825 óbitos em 2010. No mesmo período, os óbitos em acidentes em geral subiram 12% --de 38.273 para 42.844.
Com isso, a taxa de mortalidade cresceu de 4,8 óbitos por 100 mil habitantes para 5,7, superando a de pedestres (5,1) e a de outros veículos (5,4).
O levantamento aponta ainda que o custo de internações por acidentes com motociclistas pagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2011 foi 113% maior do que em 2008, passando de R$ 45 milhões para R$ 96 milhões. O crescimento dos gastos acompanha o aumento das internações, que passaram de 39,4 mil para 77,1 mil no período --aumento de 95%.
"O Brasil está definitivamente vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito e o aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas é a prova disso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar os serviços de urgência no SUS, mas é inegável que esta epidemia está pressionando a rede pública", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os dados divulgados apontam que os jovens são as principais vítimas: cerca de 40% dos óbitos estão entre a faixa etária de 20 a 29 anos. O percentual cresce para 62% entre 20 a 39 anos e chega a 88% na faixa etária de 15 a 49 anos.
Além disso, as vítimas são predominantemente homens --em 2010, representaram 89% das mortes de motociclistas.
O levantamento foi feito com base no nas internações por acidentes de trânsito a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH).
"O Ministério da Saúde vem melhorando a coleta de dados e qualificando as informações juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Com a ajuda das delegacias, dos institutos médicos legais e dos hospitais, é possível qualificar mais a informação e fazer um melhor diagnóstico da situação dos acidentes, e assim, atuar com políticas públicas pontuais", diz a diretora de Análise de Situação em Saúde do ministério, Deborah Malta.
FROTA
Além do crescimento de fatores de risco importantes como excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica antes de dirigir, Malta lembra o crescimento da frota de veículos como fator para o aumento do número de acidentes.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o número de veículos registrados cresceu 16% entre 2008 e 2010, passando de 54,5 milhões para 65,2 milhões. Considerando apenas a frota de motocicletas, o aumento foi de 27%.

São Paulo
Um levantamento divulgado nesta quinta-feira pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aponta que as mortes de motociclistas são as únicas que cresceram em São Paulo em 2011. No ano passado, 512 motociclistas morreram em acidentes de trânsito nas vias da cidade --número 7% maior que em 2010, quando foram 478 vítimas desse tipo.
Entre eles, a maioria é homem (92%) e tem entre 20 e 29 anos (45%). Em relação às profissões, os acidente fatais com motos envolveram principalmente ajudantes, motofretista e estudantes.
Os motociclistas representam 37,5% das 1.365 mortes no trânsito de São Paulo em 2011.
PEDESTRES
Mesmo com a campanha implantada pela CET, as mortes de pedestres na cidade caíram apenas 2% em relação a 2010. O programa de proteção ao pedestre começou em maio de 2011 no centro de São Paulo e foi expandido para a periferia em setembro.
No ano passado, foram 617 pedestres mortos em São Paulo, contra 630 em 2010. Apesar da redução, os pedestres continuam sendo a maior parte das vítimas fatais dos acidentes de trânsito --45,2%.

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