Modelo de concessão da rodovia dos Tamoios prevê praças de pedágio
Praças de pedágios na Rod. Tamoios – Sempre assim o
governo investe nas obras, depois privatiza.
19/10/2013 - 03h30 - JOSÉ ERNESTO CREDENDIO - DE SÃO PAULO
O modelo de concessão da rodovia dos Tamoios, principal
ligação ao litoral norte de São Paulo, será divulgado pelo governo do Estado no
próximo dia 29 com a previsão de duplicá-la no trecho de serra e instalar
pedágio.
O valor da tarifa, porém, deverá ser parcialmente coberto
pelo poder público -que vai assumir parte das despesas com as obras e a
manutenção da estrada.
A concessionária terá que fazer a duplicação do trecho de
serra da Tamoios, uma obra de engenharia de complexidade comparada à da nova
Imigrantes, por envolver a descida da Serra do Mar.
No trecho de planalto, a construção já está sendo feita pelo
governo estadual, com previsão de término no fim deste ano, antes das férias.
Pelo modelo mais provável, haverá duas praças de pedágio no
litoral e outras duas no planalto, nos dois sentidos -com previsão de cobrança
também ponto-a-ponto, conforme a distância percorrida pelo motorista.
O valor da tarifa ainda não foi definido, mas, devido ao
subsídio estadual, a expectativa é que ela seja relativamente baixa -mais
próxima das do segundo lote de concessões (na Carvalho Pinto, por exemplo, é de
R$ 2,70).
O governo só deve liberar a cobrança depois de ser concluída
a duplicação da serra -do km 60 ao km 82. O custo é estimado em R$ 2 bilhões,
com prazo de até 30 meses.
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CONCORRÊNCIA
Após a audiência pública de apresentação do projeto da PPP
(Parceria Público Privada), no final do mês, interessados poderão dar
sugestões. O edital será formatado para que a concorrência seja lançada no
início de 2014.
A expectativa do Estado é que a duplicação da serra fique pronta
em 2017 -assim como a cobrança de pedágio.
O valor total da PPP atingirá R$ 3 bilhões -porque prevê ainda a
manutenção da via por 30 anos. O vencedor será que exigir a menor contrapartida
do governo nos gastos.
A concessão vai incluir 78 km da Tamoios e os 32 km dos contornos
de Caraguatatuba e de São Sebastião, já contratados pelo Estado.
O projeto é uma das bandeiras do governador Geraldo Alckmin
(PSDB), mas só será concluído pela próxima gestão. A duplicação da Tamoios vem
sendo prometida e adiada por administrações tucanas desde os anos 1990.
Alckmin quer que a transposição da serra seja feita por pontes e
viadutos, com a justificativa de não comprometer as áreas de mata atlântica e
os mananciais. Será construída uma nova pista para a subida e a adaptação do
traçado atual para a descida, com velocidade de 80 km/h.
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