sábado, 19 de outubro de 2013

Modelo de concessão da rodovia dos Tamoios prevê praças de pedágio

Praças de pedágios na Rod. Tamoios – Sempre assim o governo investe nas obras, depois privatiza.


19/10/2013 - 03h30 - JOSÉ ERNESTO CREDENDIO - DE SÃO PAULO
O modelo de concessão da rodovia dos Tamoios, principal ligação ao litoral norte de São Paulo, será divulgado pelo governo do Estado no próximo dia 29 com a previsão de duplicá-la no trecho de serra e instalar pedágio.
O valor da tarifa, porém, deverá ser parcialmente coberto pelo poder público -que vai assumir parte das despesas com as obras e a manutenção da estrada.
A concessionária terá que fazer a duplicação do trecho de serra da Tamoios, uma obra de engenharia de complexidade comparada à da nova Imigrantes, por envolver a descida da Serra do Mar.
No trecho de planalto, a construção já está sendo feita pelo governo estadual, com previsão de término no fim deste ano, antes das férias.
Pelo modelo mais provável, haverá duas praças de pedágio no litoral e outras duas no planalto, nos dois sentidos -com previsão de cobrança também ponto-a-ponto, conforme a distância percorrida pelo motorista.
O valor da tarifa ainda não foi definido, mas, devido ao subsídio estadual, a expectativa é que ela seja relativamente baixa -mais próxima das do segundo lote de concessões (na Carvalho Pinto, por exemplo, é de R$ 2,70).
O governo só deve liberar a cobrança depois de ser concluída a duplicação da serra -do km 60 ao km 82. O custo é estimado em R$ 2 bilhões, com prazo de até 30 meses.
Movimento no km 22 da rodovia dos Tamoios, em São Paulo; modelo de concessão prevê pedágio na estrada

Movimento no km 22 da rodovia dos Tamoios, em São Paulo; modelo de concessão prevê pedágio na estrada
CONCORRÊNCIA
Após a audiência pública de apresentação do projeto da PPP (Parceria Público Privada), no final do mês, interessados poderão dar sugestões. O edital será formatado para que a concorrência seja lançada no início de 2014.
A expectativa do Estado é que a duplicação da serra fique pronta em 2017 -assim como a cobrança de pedágio.
O valor total da PPP atingirá R$ 3 bilhões -porque prevê ainda a manutenção da via por 30 anos. O vencedor será que exigir a menor contrapartida do governo nos gastos.
A concessão vai incluir 78 km da Tamoios e os 32 km dos contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião, já contratados pelo Estado.
O projeto é uma das bandeiras do governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas só será concluído pela próxima gestão. A duplicação da Tamoios vem sendo prometida e adiada por administrações tucanas desde os anos 1990.

Alckmin quer que a transposição da serra seja feita por pontes e viadutos, com a justificativa de não comprometer as áreas de mata atlântica e os mananciais. Será construída uma nova pista para a subida e a adaptação do traçado atual para a descida, com velocidade de 80 km/h.

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