GOOD WILL – APLLE PASSA A COLA-COLA É A MAIS VALIOSA DO MUNDO
30/09/2013 11h59 - Atualizado em 30/09/2013 12h15
Apple passa
Coca-Cola e é a marca mais valiosa do mundo, diz pesquisa
Desde
quando estudo começou a ser feito, Coca-Cola liderava o ranking.
Empresa de bebidas ocupa agora a 3ª posição e o Google, a 2ª.
Empresa de bebidas ocupa agora a 3ª posição e o Google, a 2ª.
A Apple é a marca mais
valiosa do mundo, de acordo com o relatório anual de Melhores Marcas Globais da
Interbrand, divulgado nesta segunda-feira (30). Desde quando o levantamento
começou a ser feito até o ano passado, a Coca-Cola liderava o ranking.
Na sequência, aparecem
o Google, em segundo lugar, e a Coca-Cola, em terceiro.
Marca
|
Classificação
em 2013 |
Classificação
em 2012 |
Setor
|
Valor de marca (em bilhões de US$)
|
Variação de valor de marca
|
Apple
|
1º
|
2º
|
Tecnologia
|
98,316
|
28%
|
Google
|
2º
|
4º
|
Tecnologia
|
93,291
|
34%
|
Coca-Cola
|
3º
|
1º
|
Bebidas
|
79,213
|
2%
|
IBM
|
4º
|
3º
|
Tecnologia
|
78,808
|
4%
|
Microsoft
|
5º
|
5º
|
Tecnologia
|
59,546
|
3%
|
GE
|
6º
|
6º
|
Diversificado
|
46,947
|
7%
|
McDonald’s
|
7º
|
7º
|
Restaurantes
|
41,992
|
5%
|
Samsung
|
8º
|
9º
|
Tecnologia
|
39,610
|
20%
|
Intel
|
9º
|
8º
|
Tecnologia
|
37,257
|
-5%
|
Toyota
|
10º
|
10º
|
Automotivo
|
35,346
|
17%
|
Fonte: Interbrand
|
Em 2000, a Apple
ocupava o 36º lugar e sua marca valia U$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor subiu para
US$ 98,3 bilhões, quase 15 vezes o número de 13 anos atrás, segundo a pesquisa.
"Tim Cook montou
uma equipe de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta -
uma visão que tem permitido a Apple cumprir a sua promessa de inovação",
disse Jez Frampton, chefe da Interbrand’s Global.
A metodologia da
Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia
uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação
das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu
relatório, a Interbrand examina o que considera os três aspectos chave que
contribuem para o valor da marca, ou seja, o desempenho financeiro dos produtos
ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha
do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou
garantir os lucros da companhia.
Comentários
Postar um comentário