sexta-feira, 13 de julho de 2012

TJ-SP mantém decisão contra cupons

12/07/2012 22:43 - Luciano Amarante/Diário SP


A Prefeitura realiza blitze para verificar se os valets estão usando cupons
A Prefeitura realiza blitze para verificar se os valet estão suando cupons
Desembargador concordou com parecer anterior que dá a empresa de valet direito de usar ticket próprio.
A Prefeitura perdeu mais uma etapa da batalha pela obrigação de  empresas de valets a utilizarem os cupons emitidos pela administração municipal. Mais uma vez, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a liminar (decisão provisória) que garante a um estacionamento da Zona Sul de São Paulo o direito de não utilizar os novos cupons, obrigatórios desde o início do mês. A decisão vale para uma única empresa, mas pode abrir precedentes para que outras instituições entrem com ações contra a medida, o que poderia tornar a regra municipal ineficaz.

O desembargador Carlos Giarusso Santos, da 18 Câmara de Direito Público da capital, concordou com a desembargadora Beatriz Braga em não derrubar a liminar da empresa J F G Vallet e Estacionamento para Veículos Ltda., contra a obrigatoriedade do cupom. Giarusso é o revisor do processo e agora deve marcar uma data para que, junto com Beatriz e um terceiro desembargador, possam tomar a decisão final. Se o entendimento dos magistrados for mantido, a J F G Vallet terá o direito de usar cupons próprios até que saia uma sentença.
A Justiça acatou o argumento de que a Prefeitura só poderia impor os cupons, com a consequente cobrança antecipada de ISS (Imposto sobre Serviços) das empresas, por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal e não por instrução normativa.
O pedido de reconsideração da liminar, negado terça-feira, foi feito pela Secretaria Municipal de Finanças. “Essa nova decisão ajuda a reforçar o quanto é ineficaz a criação de políticas públicas de afogadilho (apressadas)”, diz o advogado Mário Peixoto de Oliveira Netto, que representa a empresa de valet. A Secretaria de Finanças informou, por meio de nota, que “a Prefeitura ainda não foi notificada”, mas deve recorrer.
A Prefeitura continua a realizar blitze para verificar se os valets estão usando os cupons. Elas começaram semana passada, já fiscalizaram 95 estabelecimentos e 36 deles foram multados por não terem cupons. A multa é de R$ 639 por carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 HOMÍLIA DOMINICAL  24 DE DEZEMBRO DE 2023. 4º DOMINGO DO ADVENTO LEITURA DO DIA Primeira leitura -  Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-...