Jundiaí - Hospital Pitangueiras - Médicos são indiciados por omissão


FONTE: TERRA:
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Um aposentado de 72 anos morreu após passar mal a 50 m do Hospital Pitangueiras, em Jundiaí (SP), na quinta-feira. Edgar José da Rocha foi levado à unidade por uma mulher após sofrer uma parada cardiorrespiratória e teria tido o atendimento negado por não ser conveniado. Dois médicos do local foram indiciados por omissão de socorro, mas pagaram fiança de R$ 1 mil cada e foram liberados.
Segundo testemunhas, o homem caminhava em frente ao hospital quando teve um mal súbito, caiu e bateu a cabeça no chão. Uma moça que aguardava um ônibus buscou socorro com funcionários do estabelecimento, que teriam negado prestar auxilio. Outra mulher teria questionado um segurança que afirmou não poder fazer nada.
Segundo elas, o hospital negou prestar socorro por atender apenas conveniados e particulares. Uma das testemunhas é um soldado do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros que passava de carro e, após observar a aglomeração de pessoas, estacionou e tentou reanimar a vítima. Ele também teria sugerido que o aposentado fosse levado para dentro do prédio a fim de realizar uma avaliação. Moradores acionaram Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Policia Militar. Os socorristas do Samu obrigaram o hospital a abrir as portas, mas o aposentado já estava morto.
O delegado do 6º DP, Carlos Alberto Abrantes, abriu inquérito sobre o caso. Ele afirmou que o médico tem o dever "legal e ético" de atuar para evitar a morte. "Entendo que se trata aqui de homicídio culposo tipificado no Código Penal perpetrado pelos médicos que tomaram conhecimento pessoal pelo técnico de enfermagem do mal súbito da vítima ocorrido nas cercanias do hospital, dotado de plena capacidade para realizar o atendimento". O advogado Glauco Ramos, que defende o hospital, disse que não houve omissão de socorro e que irá recorrer. Familiares do aposentado não descartam a hipótese de entrar na Justiça contra a unidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog