Marca peruana investe para desafiar Avon e Natura no Brasil
24 de abril de 2012 • 10h25 • atualizado 13h59
24 de abril de 2012 • 10h25 • atualizado 13h59
BRUNA
SANIELE
Direto de São Paulo
O grupo peruano Belcorp
anunciou nesta terça-feira em São Paulo sua chegada oficial no mercado
brasileiro com suas três principais marcas (L'Bel, Ésika e Cyzone), para
concorrer em vendas diretas com Avon, Natura e Jequiti. Com cerca de 800
produtos à disposição, a companhia pretende contar com 200 mil consultores no
País até 2015, além de instalar uma fábrica e um centro de distribuição. Avon e
Natura possuem cada uma cerca de 1,1 milhão de revendedores no Brasil.
Até 2015, os investimentos devem chegar a R$ 200 milhões e a empresa
espera ter um faturamento de cerca de R$ 400 milhões. Segundo a empresa, o
Brasil é o terceiro mercado mundial no setor de beleza, atrás apenas de Japão e
Estados Unidos. Em todo o mundo, o grupo conta com cerca de 900 mil consultores.
O volume de negócios foi de US$ 1,6 bilhão em 16 países da América no ano
passado.
De acordo com Claudio Eschecolla, diretor da Belcorp Brasil, a empresa
espera estar entre os três maiores grupos de vendas diretas no País. Conforme
números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos, o setor registrou movimento de US$ 13 bilhões no Brasil em 2011 -
valor 18,9% maior que o verificado em 2010.
Segundo Luis Salcedo, vice-presidente da empresa para a América do Sul, a
empresa começou a atuar no desenvolvimento do mercado brasileiro em outubro de
2011, em dez Estados do País e já conseguiu 50 mil consultoras. Segundo ele, o
diferencial para conseguir captar as consultoras está na forma de pagamento.
Além de receber uma porcentagem sob as próprias vendas, as consultoras vão
receber um valor sobre as vendas de cada consultoras que indicarem, em um
esquema de "marketing de rede', como ocorre com a Herbalife, por exemplo.
"Acreditamos que pela possibilidade das consultoras receberem mais
vão acabar migrando naturalmente para a Belcorp, principalmente pela
possibilidade de trabalharem com três catálogos diferentes, com cerca de 800
produtos", completa. Quem deseja se tornar consultor da empresa deve se
cadastrar pelo site da empresa.
Conforme
Eschecolla, em 2012 a empresa vai centrar os investimentos nos canais de venda
em 2012, para, em 2013, começar uma campanha maciça para conseguir novas
consultoras por meio da mídia para grande público como televisão, rádio e
internet.
Marcas
Conforme Claudia Villarán, vice-presidente de marcas da empresa, a L'Bel
é centrada na mulher com maior poder aquisitivo, com produtos considerados
"premium", com qualidade superior, com destaque para aqueles voltados
para a pele. A segunda marca, Ésika, possui a maior gama de produtos e é
considerada a mais versátil. A terceira marca é voltada para o público mais
jovem, de 14 a 24 anos e, além de produtos de perfumaria e beleza, tem uma gama
de acessórios.
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