Internado no RS, Verissimo está com infecção generalizada
22 de novembro de 2012  18h01  atualizado às 23h02 –

Direto de Porto Alegre

O médico Nilton Brandão (segundo da esquerda para a direita) disse que o risco de morte de Verissimo é real. Foto: Daniel Favero/Terra
O médico Nilton Brandão (segundo da esquerda para a direita) disse que o risco de morte de Verissimo é real
Foto: Daniel Favero/Terra

O escritor Luis Fernando Verissimo apresenta um quadro de infecção generalizada, possivelmente provocada por uma virose, informou em coletiva a equipe médica do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (22). Ele deu entrada na CTI do hospital na noite de quarta-feira (21) com quadro infeccioso, cuja causa ainda é investigada pela equipe. O escritor teve perda renal, o que faz com que seja submetido a diálise, além de respirar por aparelhos.
Segundo o médico Nilton Brandão, superintendente médico do hospital, "o risco é real (de morte). Um quadro desses é considerado grave". De acordo com a equipe médica, exames estão sendo feitos para determinar o que pode ter causado o quadro infeccioso, mas a causa provável é uma virose. O resultado dos exames deve ser divulgado nos próximos dias.
Apesar de ainda não terem determinado a causa da infecção, desde sua internação, na noite de ontem, Veríssimo teve boa resposta ao tratamento. "Ele apresentou, durante o dia, uma evolução de resposta positiva ao quadro, embora continue com a gravidade, com a respiração mecânica, por aparelhos, e métodos dialíticos".
O escritor começou a se queixar de dores, fadiga e febre na quinta-feira da semana passada (15 de novembro), após voltar do Rio de Janeiro para sua cidade natal. Ele foi atendido por seu médico particular, Alberto Rosa, no domingo (18), mas o quadro piorou nesta quarta, quando ele deu entrada no hospital.
Segundo os médicos, Veríssimo é diabético e sofre de problemas cardíacos, no entanto, isso não teria relação com a infecção. A idade do escritor é um elemento prognóstico, mas não é o que determina a gravidade de sua situação.
Escritor célebre, Luis Fernando Verissimo é famoso não só por uma série de livros de sucesso, como As Mentiras que os Homens Contam, Diálogos Impossíveis, Os Espiões e A Mancha, mas também por suas crônicas sobre a vida cotidiana. Entre seus personagens mais famosos estão o Analista de Bagé, o detetive Ed Mort e a Velhinha de Taubaté, famosa como "a última pessoa no Brasil que acredita no governo".
Filho do escritor Erico Verissimo, ele nasceu e foi criado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo, em 1956. Trabalhou também em jornais como Zero Hora e Folha da Manhã, além de escrever para a revista Veja e para o Jornal do Brasil. É colunista dos jornais Zero Hora, O Globo e O Estado de São Paulo. A partir de 1960, fez parte do grupo musical Renato e seu Sexteto, que se apresentava profissionalmente em bailes na capital gaúcha, e que era conhecido como "o maior sexteto do mundo", porque tinha nove integrantes. Atualmente se apresenta ao lado do Jazz 6, conhecido como o "menor sexteto do mundo", por ter apenas cinco integrantes.
Entre 1962 e 1966, viveu no Rio de Janeiro, onde trabalhou como tradutor e redator publicitário, e onde conheceu e se casou (1963) com a carioca Lúcia Helena Massa, sua companheira até hoje, e mãe de seus três filhos (Fernanda, 48 anos; Mariana, 45 anos; e Pedro, 42 anos). O escritor também criou quadros para o programa Planeta dos Homens, na Globo e, mais recentemente, forneceu material para a série Comédias da Vida Privada, baseada em livro homônimo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog