segunda-feira, 19 de março de 2012

 Porque nenhum brasileiro ganhou o Premio Nobel?

Autor: Enã Rezende


A Fundação Nobel foi criada em junho de 1900 para premiar aqueles que prestaram grandes serviços para a humanidade nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física.
O premio Nobel da Economia foi acrescentado pelo Banco da Suécia a partir de 1969, e os laureados de física, química e economia são escolhidos pela Real Academia Sueca de Ciências; os de fisiologia ou medicina, pelo Real Instituto Carolíngio Sueco de Medicina e Cirurgia; o de literatura, pela Academia Sueca de Letras; e o de paz, por uma comissão de cinco membros nomeada pelo Parlamento norueguês.
Essa Fundação foi instituída pelo químico industrial Alfred Nobel (1833 - 1896), criador da dinamite, da gelatina explosiva e de outros detonantes, mas na verdade Nobel não sabia que sua invenção cairia em mãos erradas e seria usado para a morte de milhões de pessoas, ele criou esses explosivos com intuito de abrir buracos e desbloquear passagens, ele chegou a ser estigmatizado como cientista louco e mercador da morte após um acidente com uma substância que levou o óbito de seu irmão caçula.
É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de modificá-lo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da humanidade algo que estabeleceu em seu testamento onde estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prêmio  (acho que essa parte não ficou bem clara) e a primeira premiação ocorreu em 1901.
Desde então o único nascido no Brasil a ganhar o premio Nobel foi o zoólogo Peter Medawar que ganhou o Premio Novel de Medicina em 1960, porém ele trocou o Brasil e assumiu a nacionalidade inglesa, país onde se naturalizou.
Muitos brasileiros têm sido indicados, entre eles Carlos Chagas (1878 -  1934) que chegou a ser indicado 4 vezes para o Nobel de Medicina, ele foi o único cientista a identificar todo o ciclo da doença que ele batizou de "mau de Chagas" e não foi premiado, o cumulo do absurdo.
Outro forte indicado ao Nobel de Medicina foi o brasileiro Miguel Nicolelis, diretor do Laboratório de Neuroengenharia da Universidade Duke, que ganhou notoriedade com os resultados dos seus implantes no cérebro de mamíferos, em especial macacos, que, através de sinais neuronais, movem braços robóticos ou fazem andar um robô.
Na medicina podemos citar também o carioca Mauricio Rocha e Silva, o descobridor da bradicinina, substância importante para o controle da pressão arterial, e Sergio Henrique Ferreira, que a partir da bradicinina, ajudou a criação de drogas junto com o britânico John Vane, só o inglês foi premiado.
Outra questão a ser discutida, Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a levantar voo com um objeto mais pesado que o ar mostrou que erea possível ele praticamente foi o criador do avião, mas muitos atribuem essa invenção aos irmãos Wright, por terem levantado voo em a903, antes de Santos Dumont, o que muitos não lembram é que eles realizaram tal ato com a ajuda de uma catapulta, e Santos Dumont levantou o avião por meios próprios, sinceramente,Santos Dumont merecia o Nobel da Física.

Outro injustiçado que merecia o Nobel da Física foi o brasileiro César Lattes que comprovou experimentalmente a existência da particula subatômica méson pi, mas quem levou o prêmio foi o britânico Cecil Powel, que ajudou na redação do estudo.
Na física podemos citar também Mario Schenberg que formulou com George Gamow, o processo Urca, que explica a perda de energia nas supernovas comparando-a ao sumiço da grana nos cassinos da Urca (RJ).
O único brasileiro a ser indicado para o Premio NObel da Química foi Otto Gottlieb, nascido na Republica Tcheca e naturalizado brasileiro, ele inventou um índice para medir a biodiversidade de ecossistemas como a FLoretas Amazônica e a Mata Atlântica.
Na literatura existem muitos nomes nossos indicados, e conhecido por muito de nós brasileiros e que inspiram a muitos recantistas, como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Jorge de Lima.
No Nobel da Paz já tivemos muitos indicados como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hédel Câmara, Zilda Arns, o socíologo Betinho, irmã Dulce e o pastor e deputado federal Manoel Ferreira entre outros.
Vou falar de outro injustiçado, este não é brasileiro, mas acredito que tenha sido o mais inustiçado de todos, o indiano Mahatma Gandhi, ele foi o formulador da filosofia da Não Violência, e conseguir tornar seu país, a á um país independente da Inglaterra, umas das maiores potencias da época, sem apelar para a violência, um feito inédito, praticamente a mesma coisa que nadar contra uma correnteza fortíssima com as mãos amarradas nas costas, outros com a mesma filosofia de Gandhi como Martin Luther King Jr. e Dalai Lama ganharam o Premio Nobel da Paz, sinceramente, Gandhi merecia o Nobel muito mais do que o presidente dos EUA Barack Obama, na linguagem popular eu diria que o fato de Obama ter sido laureado com o Nobel da Paz foi uma tremenda puxação de saco da comissão de cinco membros nomeados pelo parlamento norueguês, até Zilda Arns, a fundadora da Pastoral da Criança e falecida recentemente no terremoto que ocorreu no Haiti, merecia muito mais esse premio do que Obama.


Opinião: Em muitos casos da escolha do premiado o criador Albert Nobel, se vivo fosse ficaria tão decepcionado que talvez extinguisse o premio, por em muitos casos a escolha ser politica e não pelo real merecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 HOMÍLIA DOMINICAL  24 DE DEZEMBRO DE 2023. 4º DOMINGO DO ADVENTO LEITURA DO DIA Primeira leitura -  Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-...