HOMÍLIA DOMINICAL

07/07/2024
14º Domingo do Tempo Comum

LEITURA DO DIA

Primeira leitura

Leitura da Profecia de Ezequiel 2,2-5

Naqueles dias, depois de me ter falado, entrou em mim um espírito que me pôs de pé.

Então, eu ouvi aquele que me falava, o qual me disse:

"Filho do homem, eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim.

Eles e seus pais se revoltaram contra mim até ao dia de hoje. 

A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás:

'Assim diz o Senhor Deus'.

Quer te escutem, quer não pois são um bando de rebeldes ficarão sabendo que houve entre eles um

profeta".

Segunda leitura

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,7-10

Irmãos:

Para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne

um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais.

A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.

Mas ele disse-me: 

"Basta-te a minha graça.

Pois é na fraqueza que a força se manifesta".

Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em

mim.

Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo.

Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.

EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6

Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam.

Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.

Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:

"De onde recebeu ele tudo isto?

Como conseguiu tanta sabedoria?

E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos?

Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?

Suas irmãs não moram aqui conosco?"

E ficaram escandalizados por causa dele.

Jesus lhes dizia: 

"Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares".

E ali não pôde fazer milagre algum.

Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.

E admirou-se com a falta de fé deles.

Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Perguntemo-nos: por que passam os concidadãos de Jesus da admiração à incredulidade? Eles fazem um confronto entre a origem humilde de Jesus e as suas capacidades atuais: é um carpinteiro, não estudou, contudo prega melhor que os escribas e faz milagres. Mas em vez de se abrirem à realidade, escandalizam-se. Segundo os habitantes de Nazaré, Deus é demasiado grande para se abaixar e falar através de um homem tão simples! É o escândalo da encarnação: o evento desconcertante de um Deus que se fez carne, que pensa com mente de homem, trabalha e age com mãos de homem, ama com coração de homem, um Deus que trabalha, come e dorme como um de nós. O Filho de Deus inverte qualquer esquema humano: não foram os discípulos que lavaram os pés ao Senhor, mas foi o Senhor que lavou os pés aos discípulos (cf. Jo 13, 1-20). É este o motivo de escândalo e de incredulidade não só naquela época, em todas as épocas, mas também hoje. (...) Com efeito, também nos nossos dias pode acontecer que se alimentem preconceitos que impedem que se compreenda a realidade. Mas o Senhor convida-nos a assumir uma atitude de escuta humilde e de expetativa dócil, porque a graça de Deus se apresenta, com frequência, de maneiras surpreendentes, que não correspondem às nossas expetativas.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog