LITURGIA DA PALAVRA
Ano C – nº 5 – 19 de dezembro de 2021
4º DOMINGO DO ADVENTO
Ano da Comunhão
“Eram perseverantes na comunhão fraterna” (At 2,42)
Com esta liturgia, ingressamos na última semana do tempo litúrgico do Advento.
Muito em breve celebraremos o Natal do Senhor. Certos da presença do Senhor Ressuscitado em nosso meio, deixemos que a meditação sobre toda a espera vivida pelo mundo, até que se cumprisse as promessas do Senhor, nos sirva de estímulo para viver na esperança a nossa vocação cristã, mesmo em meio às dificuldades do nosso tempo. Felizes seremos se, como a Virgem Maria, guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração, porque Ele sempre cumpre as suas promessas.
Primeira Leitura
Leitura da Profecia de Miquéias:(Mq 5,1-4a)
Assim diz o Senhor: Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel.
Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz.
Segunda Leitura
Leitura da Carta aos Hebreus:(Hb 10,5-10)
Irmãos: Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. Por isso eu disse: ‘Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”.
Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
EVANGELHO DO DIA
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,39-45)
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
PALAVRAS DO SANTO PADRE
Devemos rezar a Nossa Senhora, para que, trazendo Jesus, nos dê a graça da alegria, da liberdade da alegria". Que nos dê a graça de louvar, de louvar com uma oração de louvor gratuito, de louvor, porque Ele é sempre digno de louvor. Rezar para Nossa Senhora e dizer-lhe como diz a Igreja: Vinde, Maria, Senhora, a escolhida, tu nos visita, Senhora, tu és tão grandiosa, visita-nos e doa-nos a alegria!
Bom dia, Bom domingo a todos.
Comentários
Postar um comentário