Brasileiro conquista o ouro na Olimpíada Internacional de Ciências no Irã

8/1/2013 12:24
Redação, com agências de notícias - de São Paulo
O adolescente que ainda está no ensino fundamental, passou pela primeira eliminatória nacional, em maio de 2012, que continha provas de química e física. A inteligência do mais jovem competidor brasileiro foi comprovada na fase mais importante da Olimpíada: a experimental.Um estudante brasileiro de apenas 14 anos ganhou a inédita medalha de ouro por equipes na prova prática da Olimpíada Internacional de Ciências, realizada no Irã, em dezembro de 2012. O jovem Matheus Camacho competiu com 180 concorrentes de 28 países.
Ao lado de outros dois brasileiros, Matheus teve que encarar uma prova sobre DNA. Era preciso, através de uma sequência, desvendar as demais. O trio comparou as informações desses dois grupos e completou a prova com os 40 pontos exigidos. Nesta prova, Taiwan e Rússia dividiram a medalha de bronze e Indonésia e Irã a prata.
No total, o Brasil levou para a competição seis estudantes e, além do ouro, o país conquistou também três medalhas de prata e duas de bronze. Na classificação geral, o Brasil ficou em quinto lugar na competição, enquanto Taiwan ficou em primeiro.
Olimpíada Internacional do Conhecimento no Brasil
Em 2012, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o país poderia organizar, neste ano, uma Olimpíada do Conhecimento. O objetivo do ministro Aloizio Mercadante é “fortalecer o movimento”, caracterizado, nos últimos anos, pela multiplicação das competições escolares pelo país que testam o conhecimento dos alunos em diversas áreas: português, matemática, biologia, geografia, química, história e até astronomia.
Na avaliação do MEC, as olimpíadas têm impacto positivo na aprendizagem. As inscrições para edição 2012 da OBMEP terminaram na última semana com um recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog