NOTÍCIAS EM DESTAQUE - SAÚDE - RISCOS QUE PODEM SER EVITADOS - BEBIDAS COM ENERGÉTICOS.

Vodca com energético faz mal? Por que mistura comum no carnaval pode sobrecarregar o coração
Especialistas alertam que jovens também podem sentir os efeitos da mistura, principalmente em situações de exagero. 

Muito comum em festas e especialmente durante o carnaval, a combinação de álcool, geralmente vodca, com energético é vista por muitos foliões como uma forma de “aguentar mais tempo” ou “mascarar o efeito” nas festas. Especialistas alertam, no entanto, que a mistura pode trazer riscos reais à saúde, inclusive para pessoas jovens e sem doenças conhecidas.
Segundo cardiologistas ouvidos pelo g1, o principal problema está no efeito oposto das duas substâncias no organismo e no contexto em que elas costumam ser consumidas.

Por que faz mal misturar álcool com energético?

O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central. Já os energéticos, que contêm cafeína, guaraná e outros estimulantes, têm efeito oposto.

“Quando você mistura álcool com energético, cria um conflito no organismo: uma substância depressora junto de um estimulante. Do ponto de vista cardiovascular, isso gera um cenário mais propício a taquicardia, picos de pressão, palpitações e arritmias”, explica o cardiologista Rodrigo Otávio Bougleux, chefe da Seção de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese e diretor científico do DERC/SBC.

O risco aumenta em ambientes típicos de festa, como o carnaval, que envolvem calor, dança, pouca hidratação, consumo excessivo de bebida e privação de sono.

O que acontece no corpo com essa mistura?

Segundo o especialista, o energético pode mascarar os sinais clássicos de embriaguez, levando a pessoa a beber mais do que deveria.
“O álcool costuma provocar sedação, lentidão e sensação de cansaço, sinais que funcionam como um freio natural. Já a cafeína aumenta o estado de alerta e a disposição, criando uma falsa impressão de bem-estar e controle da situação”, afirma Bougleux.
Sinais de alerta

Na maioria dos casos, os efeitos se manifestam como mal-estar passageiro. Ainda assim, alguns sinais exigem atenção e podem indicar necessidade de avaliação médica:
  • dor no peito
  • falta de ar
  • escurecimento da visão
  • sensação de desmaio
  • palpitações fortes ou irregulares
  • confusão mental

“Esses sintomas podem sugerir um risco cardiovascular real ou intoxicação importante”, alerta o cardiologista.
Jovens também correm risco?

De acordo com Bougleux, mesmo pessoas jovens e sem diagnóstico prévio de doença cardíaca podem apresentar alterações cardiovasculares após consumir álcool com energético.
“O risco de um evento grave é baixo, mas o risco de taquicardia, picos de pressão, palpitações e arritmias não é raro, especialmente quando se soma binge drinking, calor, desidratação e pouco sono”, explica.

Principais grupos de risco

A mistura é especialmente desaconselhada para:
pessoas com hipertensão, arritmias ou outras doenças cardíacas
pessoas com ansiedade
usuários de alguns medicamentos ou substâncias estimulantes
O que dizem os estudos

Um estudo conduzido por pesquisadores da Boston University, da Brown University e do Butler Hospital identificou que o uso concomitante de álcool e energético está associado a um risco significativamente maior de binge drinking (episódios de consumo excessivo de álcool) e de formas mais graves de transtorno por uso de álcool (AUD).
A pesquisa aponta que a mistura é motivada principalmente pelo desejo de reduzir a percepção dos efeitos da embriaguez e aumentar a estimulação, o que permite que o indivíduo beba por mais tempo.

Mitos e verdades sobre misturar álcool com energético

❌ Mito: energético “corta” o efeito do álcool.
✅Verdade: o energético não reduz a quantidade de álcool no sangue. Ele apenas diminui a sensação de sonolência e embriaguez, o que pode levar a pessoa a beber mais do que deveria.
❌ Mito: se não deu nada da outra vez, não vai dar agora.
✅Verdade: os efeitos variam conforme hidratação, sono, calor, quantidade ingerida e condição de saúde. Mesmo quem nunca passou mal pode ter taquicardia, picos de pressão ou arritmias em outra ocasião.
❌ Mito: só quem tem problema no coração corre risco.
✅ Verdade: jovens e pessoas sem doença cardíaca conhecida também podem apresentar alterações cardiovasculares.
❌ Mito: beber energético “dá mais controle” sobre o corpo.
✅Verdade: a cafeína pode mascarar sinais de embriaguez e alterar a percepção de risco, aumentando a chance de exageros.
A recomendação dos especialistas é clara: evitar misturar álcool com energético.

“Carnaval e festas fazem parte da vida, mas misturar álcool, energético, pouco sono, calor e desidratação coloca o organismo em esforço máximo. Prevenção não é estragar a festa, e sim colocar limites antes que o corpo imponha os seus. Intercalar água, comer bem, respeitar o cansaço e não transformar essa combinação em rotina fazem diferença real para a saúde”, ressalta Gilberto Ururahy, diretor-médico especializado em medicina preventiva na Med-Rio Check-up.

 HOMILIA DOMINICAL
8 DE FEVEREIRO DE 2026
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leitura do Dia

Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 58,7-10

Assim diz o Senhor:
Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos.
Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: "Eis-me aqui".
Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

Segunda Leitura
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios - 2,1-5

Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana.     
Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus".

As palavras dos Papas

«Vós sois a luz do mundo». A luz dissipa a escuridão e permite ver. Jesus é a luz que dissipou as trevas, mas elas ainda permanecem no mundo e nas pessoas individualmente. É tarefa do cristão dispersá-las, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando o seu Evangelho. Trata-se de uma irradiação que pode derivar até das nossas palavras, mas deve brotar principalmente das nossas «boas obras» (v. 16). Um discípulo e uma comunidade cristã são luz no mundo quando orientam os outros para Deus, ajudando cada um a experimentar a sua bondade e misericórdia. O discípulo de Jesus é luz quando sabe viver a sua fé fora dos espaços restritos, quando contribui para eliminar preconceitos, para eliminar calúnias e para fazer entrar a luz da verdade nas situações corrompidas pela hipocrisia e pela mentira. Fazer luz. Mas não se trata da minha luz, é a luz de Jesus: nós somos instrumentos para que a luz de Jesus chegue a todos.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - SAÚDE - RISCOS QUE PODEM SER EVITADOS - BEBIDAS COM ENERGÉTICOS. Vodca com energético faz mal? Por que mistura comum ...