HOMILIA DOMINICAL
14 DE DEZEMBRO DE 2025
3º DOMINGO DO ADVENTO

Leitura do Dia

Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 35,1-6a.10

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 
Germine e exulte de alegria e louvores.
Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados.
Dizei às pessoas deprimidas: "Criai ânimo, não tenhais medo!
Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar".
Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos.
O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
Os que o Senhor salvou, voltarão para casa.
Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
Palavra do Senhor.

Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Tiago - 5,7-10

Irmãos:
Ficai firmes até à vinda do Senhor. 
Vede o agricultor: 
ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - 11,2-11

Naquele tempo, João estava na prisão.
Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem:
"És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?" 
Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.
Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"
Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João:
"O que fostes ver no deserto?
Um caniço agitado pelo vento?
O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas?
Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
Então, o que fostes ver? Um profeta?
Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta.
É dele que está escrito: 
'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'.
Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista.
No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".

As palavras dos Papas

João, ouvindo falar das obras de Jesus, João é tomado pela dúvida sobre se Ele é realmente o Messias ou não. O texto realça que João está na prisão, e isto, para além do lugar físico, faz-nos pensar na situação interior que ele vive: na prisão há escuridão, não há possibilidade de ver claramente e de ver além. Com efeito, o Batista já não pode reconhecer Jesus como o Messias esperado. Assaltado pela dúvida, envia os discípulos para verificar: “Ide ver se é o Messias ou não”. Mas isto significa que até o maior crente atravessa o túnel da dúvida. E isto não é um mal; pelo contrário, às vezes é essencial para o crescimento espiritual: ajuda-nos a compreender que Deus é sempre maior do que o imaginamos; as obras que realiza são surpreendentes em relação aos nossos cálculos; o seu agir é sempre diferente, supera as nossas necessidades e expectativas; e por isso nunca devemos deixar de o procurar e de nos convertermos à sua verdadeira face. É o que faz o Batista: na dúvida, volta a procurá-lo, interroga-o, “discute” com Ele e finalmente redescobre-o. João, definido por Jesus como o maior entre os nascidos de mulher (cf. Mt 11, 11), ensina-nos, em síntese, a não fechar Deus nos nossos esquemas. Este é sempre o perigo, a tentação: fazer um Deus à nossa medida, um Deus para usar. E Deus é outra coisa.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.

 NOTÍCIAS EM DESTAQUE
MUTAÇÃO LIGADA A CÂNCER GRAVE É TRANSMITIDA POR DOADOR DE SEMEN A PELO MENOS 197 CRIANÇAS NA EUROPA.

Consórcio de jornalismo investigativo da European Broadcasting Union identificou que material de um único doador dinamarquês foi distribuído a 67 clínicas em 14 países, apesar de limites legais; parte das crianças já desenvolveu tumores.

Uma investigação conduzida pela EBU Investigative Journalism Network, consórcio de jornalismo investigativo da European Broadcasting Union, revelou um caso sem precedentes na reprodução assistida: o sêmen de um único doador dinamarquês foi usado durante 17 anos em 67 clínicas de 14 países, resultando em pelo menos 197 crianças — ultrapassando limites nacionais e expondo famílias ao risco de uma mutação genética grave ligada a cânceres agressivos.

O doador, identificado como “Doador 7069” ou “Kjeld”, teve seu material comercializado pela European Sperm Bank (ESB) a partir de 2005.

Ele havia passado nos testes exigidos à época, mas até 20% de suas células reprodutivas carregavam uma mutação inédita no gene TP53, associada à síndrome de Li-Fraumeni — condição que aumenta drasticamente o risco de tumores, inclusive na infância.

Como a mutação estava restrita aos gametas, ela não aparecia em exames convencionais.

O que é a síndrome de Li-Fraumeni (LFS)

A síndrome de Li-Fraumeni (LFS) é uma condição genética hereditária rara causada por mutações no gene TP53, responsável por regular a divisão celular e reparar danos no DNA.

Quando esse gene não funciona corretamente, células com defeitos podem se multiplicar com mais facilidade, aumentando o risco de tumores.

A condição envolve risco muito elevado de câncer ao longo da vida — inclusive na infância —, maior probabilidade de tumores múltiplos e incidência aumentada de sarcomas, tumores cerebrais, leucemias e câncer de mama precoce. Pode ser herdada do pai ou da mãe, mas também pode surgir como mutação nova.

No caso do doador 7069, a mutação estava presente apenas em parte dos espermatozoides, um quadro conhecido como mosaicismo gonadal. O doador não apresentava sinais clínicos da síndrome e os testes genéticos disponíveis à época não tinham capacidade para detectar a alteração.

Ainda assim, crianças concebidas a partir dos gametas afetados podem ter herdado a mutação e transmiti-la às gerações seguintes.

Quando uma família é identificada como portadora da alteração, o acompanhamento recomendado inclui exames periódicos, como ressonâncias magnéticas e ultrassons, além de avaliações clínicas frequentes e vigilância rigorosa para sintomas que possam indicar o surgimento de tumores.

Trata-se de um monitoramento contínuo, muitas vezes ao longo de toda a vida, que aumenta significativamente as chances de detectar alterações em estágio inicial e iniciar o tratamento antes que avancem.


Distribuição em massa e falhas de controle

Documentos obtidos pela EBU mostram que o material de “Kjeld” circulou em escala incomum:

Na Dinamarca, onde ele começou a doar, foram 99 crianças, o dobro do limite recomendado pelas autoridades locais.

Na Bélgica, foram 53 nascimentos, quase dez vezes o teto legal.

Na Espanha, 35 crianças foram geradas, embora o país limite cada doador a seis nascidos.

Alemanha, Grécia e Suécia também registraram uso do mesmo material, com casos confirmados de crianças afetadas.

Houve ainda envios para Irlanda, Polônia, Albânia e Kosovo, sem registros de nascimentos, segundo autoridades locais.

A investigação também identificou forte influência do turismo reprodutivo. Muitas pacientes viajaram para receber tratamento em outros países, onde os registros não se conectavam aos sistemas de origem.

Como cada clínica acompanha apenas o seu próprio volume de procedimentos, ninguém consolidava o número total de famílias atendidas pelo mesmo doador — o que permitiu que a distribuição atingisse escala continental durante quase duas décadas.

A ESB reconheceu à EBU que limites foram ultrapassados e atribuiu o problema a falhas no envio de informações por parte das clínicas, sistemas de controle insuficientes e à circulação internacional de pacientes.

Famílias sem aviso por até dois anos

Em novembro de 2023, após confirmar a mutação em amostras ainda armazenadas, a European Sperm Bank bloqueou o doador e notificou autoridades através do Rapid Alert System for Human Tissues and Cells, a rede europeia responsável por emergências envolvendo materiais de origem humana.

Mesmo assim, muitas famílias só foram avisadas muito tempo depois. Em vários casos, clínicas perderam registros durante migrações de sistema e localizaram pacientes apenas manualmente; em outros, pais só descobriram a ligação quando encontraram famílias semelhantes em grupos informais nas redes sociais.

A Autoridade Dinamarquesa de Segurança do Paciente estima que algumas famílias ainda não sabem do risco, o que significa que crianças potencialmente afetadas continuam sem acompanhamento adequado.

O impacto da mutação

A alteração no gene TP53 elimina parcialmente o mecanismo que impede células defeituosas de se multiplicarem, o que aumenta a probabilidade de tumores.

Na prática, isso resultou em diagnósticos de câncer nos primeiros anos de vida, casos de tumores múltiplos em uma mesma criança e mortes precoces associadas à síndrome.

Irmãos concebidos no mesmo período e em clínicas diferentes também podem ter sido afetados.

Equipes especializadas em síndromes hereditárias afirmam que localizar todas as crianças é essencial para iniciar protocolos de rastreamento que reduzem a mortalidade.

Um setor bilionário com regulação fragmentada

O caso expôs fragilidades estruturais do setor de reprodução assistida, um mercado global estimado em R$ 285 bilhões (€ 45 bilhões). Na Europa, cada país define seus próprios limites para doadores, e não existe um teto internacional que controle o número total de crianças geradas em diferentes fronteiras.

A União Europeia prevê novas regras para 2027, com registros mais completos e interoperáveis entre bancos e clínicas. Mesmo assim, ainda não haverá um limite unificado de nascimentos por doador, o que mantém brechas para casos semelhantes.

Pesquisadores e autoridades defendem a criação de um registro europeu único e limites globais obrigatórios.

O que está em jogo agora

A Europa enfrenta três desafios imediatos: localizar todas as famílias expostas; ampliar o acesso ao rastreamento oncológico para crianças potencialmente afetadas; e rever a regulação do setor, que permitiu que um único doador ultrapassasse regras nacionais e internacionais por quase 20 anos sem detecção.

Para equipes médicas e autoridades entrevistadas pela EBU, o episódio mostrou que a falta de integração entre bancos de sêmen, clínicas e sistemas de saúde é mais que um problema administrativo — é um risco concreto para a saúde pública e para gerações futuras.

FONTE:  Redação g1 -  

 HOMILIA DOMINICAL
DOMINGO 7 DE DEZEMBRO DE 2025
2º DOMINGO DO ADVENTO

Leitura do Dia

Primeira Leitura 
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 11,1-10

Naqueles dias, nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer.
Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios.
Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade.
O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los.
A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente.
Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar.
Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - 15, 4-9

Irmãos, tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança.
O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus.
Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo.
Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus.
Pois eu digo:
Cristo tornou-se servo dos que praticam a circuncisão, para honrar a veracidade de Deus,  confirmando as promessas feitas aos pais.
Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia, como está escrito: "Por isso, eu vos glorificarei entre os pagãos e cantarei louvores ao vosso nome''.

Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - 3, 1-12

Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia:
"Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo".
João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse:
"Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!"
João usava uma roupa feita de pelos de camelo um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.
Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João.
Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes:
"Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar?
Produzi frutos que provem a vossa conversão.
Não penseis que basta dizer: 'Abraão é nosso pai', porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
O machado já está na raiz das árvores,  e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.
Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. 
Eu nem sou digno de carregar suas sandálias.
Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará num fogo que não se apaga".

As palavras dos Papas

Hoje, segundo domingo do Advento, o Evangelho da Liturgia apresenta-nos a figura de João Batista. O texto diz que «trazia um traje de pelos de camelo», que se «alimentava de gafanhotos e mel silvestre» (Mt 3, 4) e que convidava todos à conversão: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus» (v. 2). Ele pregou a proximidade do Reino. Em suma, um homem austero e radical, que à primeira vista pode parecer um pouco duro e incutir algum temor. [...] Na realidade, o Batista, mais do que um homem duro, é um homem alérgico à duplicidade. Por exemplo, quando fariseus e saduceus, conhecidos pela sua hipocrisia, se aproximam dele, a sua “reação alérgica” é muito forte! De fato, alguns deles, provavelmente vieram ter com ele por curiosidade ou oportunismo, pois João tinha-se tornado muito popular. [...] Por isso João diz-lhes: «Produzi frutos dignos de arrependimento!», (v. 8). É um grito de amor, como o de um pai que vê o filho arruinado e lhe diz: “Não deites fora a tua vida!”. Com efeito, prezados irmãos e irmãs, a hipocrisia é o maior perigo, porque pode arruinar também as realidades mais sagradas. [...] João, com as suas “reações alérgicas”, faz-nos refletir. Não somos por vezes também um pouco como aqueles fariseus? [...] O Advento é um tempo de graça para tirar as nossas máscaras - cada um de nós as tem - e pôr-se na fila com os humildes; para nos libertarmos da presunção de acreditarmos que somos autossuficientes, para irmos confessar os nossos pecados, os escondidos, e receber o perdão de Deus, para pedirmos desculpa a quantos ofendemos. Começa assim uma nova vida.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.

 NOTÍCIAS EM DESTAQUE
HIPNOTERAPIA
Saúde Mental
Entendendo a Hipnoterapia: Mecanismo, Objetivos e Procedimentos
A hipnose, ou hipnoterapia, é uma forma de terapia que envolve um estado de profundo relaxamento e concentração. Sob a influência da hipnoterapia, o intenso nível de concentração e foco permite que o indivíduo ignore as distrações ao seu redor e se torne mais receptivo às sugestões do terapeuta, desde que lhe sejam aceitáveis. Vamos explorar o mecanismo, os objetivos e os procedimentos da hipnoterapia no artigo abaixo.

O que é hipnoterapia?

A hipnose, também conhecida como terapia hipnótica, é uma técnica terapêutica que altera os níveis de consciência e induz um estado de calma, aprimorando assim o foco e a concentração do indivíduo. Durante o processo hipnótico, a consciência da pessoa se desloca do ambiente externo para sua experiência interna, incluindo sentimentos, cognições e imaginação.
Essa terapia é geralmente conduzida sob a orientação de um hipnoterapeuta qualificado, que pode tornar o indivíduo mais receptivo a sugestões específicas destinadas a modificar percepções, sensações, emoções, memórias, pensamentos ou comportamentos.
O que muitos não sabem é que por dia, uma pessoa passa mais de mil vezes por hipnose, cada pequena tomada de decisão já é uma hipnose! Quantas vezes durante uma aula, no trabalho ou até mesmo dirigindo, a mente imagina e cria cenários de coisas que vão ou poderiam acontecer, e leva alguns instantes para você perceber que estava “disperso”? Isso é hipnose, ou seja, sim hipnose é um estado natural da mente, na terapia a única diferença é que um profissional qualificado vai usar este estado para tratar a questão emocional, bloqueio ou dificuldades que o paciente está buscando resolver.

Como funciona a hipnoterapia

De forma geral, a hipnoterapia é um método que acessa a mente subconsciente do paciente (e isso não quer dizer que a pessoa esteja inconsciente, muito pelo contrário), aprimorando o foco e a concentração e induzindo um estado de profundo relaxamento. A seguir, os passos que detalham como a hipnoterapia funciona:
O hipnoterapeuta guia a mente consciente do paciente para um estado de calma. Isso pode ser alcançado por diversos meios, como acender uma vela ou usar a tela do computador para melhorar o foco visual, ou tocar música relaxante para otimizar o foco auditivo.
Nesse estado, a mente subconsciente, que controla as percepções, sensações, emoções, memórias e comportamentos de uma pessoa, torna-se mais receptiva à orientação e às sugestões do terapeuta.
As sugestões fornecidas podem alterar as percepções, sensações ou comportamentos preexistentes do paciente. Mas como isso acontece? O paciente vai entender onde aquela percepção ou sentimento foi formado, o terapeuta vai ajuda-lo a ressignificar e à partir deste momento a mente do paciente estará muito mais apta a lidar com questões iguais ou parecidas de uma forma muito mais coerente e leve.

Objetivos da hipnoterapia

A hipnoterapia pode ser utilizada para ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, ou qualquer questão emocional. Além disso, essa terapia pode auxiliar no controle de diversas condições em que fatores psicológicos podem influenciar certos sintomas físicos. Algumas condições psicológicas que podem ser tratadas com hipnoterapia incluem:
  • Estresse e ansiedade decorrentes de situações específicas, como antes de procedimentos médicos.
  • Ataque de pânico.
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
  • Fobia.
  • Dificuldades em controlar certos comportamentos, como fumar, enurese noturna, etc.
Além disso, algumas condições físicas que podem ser tratadas com hipnoterapia incluem:
  • Insônia.
  • Alívio da asma.
  • Redução das ondas de calor da menopausa.
  • Auxílio no controle da dor, como em casos de síndrome do intestino irritável, câncer, fibromialgia, queimaduras, enxaquecas, etc.
  • Alívio dos efeitos colaterais do tratamento do câncer, como dor, náusea, vômito, etc.
No entanto, é importante entender que a hipnoterapia não é adequada para todos. Indivíduos com psicose ou dependência de drogas e álcool não devem se submeter a essa terapia. Portanto, é crucial consultar um psicólogo ou psiquiatra antes de se submeter à hipnoterapia.
O fator que mais “bloqueia” ou “paralisa” as pessoas normalmente são os medos, e existem diversos tipos de medos como por exemplo: de não ser capaz, de não ser suficiente, de ficar sozinho, dirigir em estradas, agulha (exame de sangue), insetos, de errar, de tentar, não ter valor, não ter segurança, etc. E não são bloqueios estratégicos, isto é, não são coisas que as pessoas não sabem como resolver, por exemplo o caso de uma pessoa que quer há tempos perder peso, ela sabe exatamente o que fazer para isso acontecer mas parece que tem algo que a impede. Sim, a própria mente! E isso não quer dizer que tenha “a mente fraca” e sim que talvez a sua mente possa ter entendido o peso como proteção. Nestes casos a hipnoterapia auxiliará a entender de onde vem a causa e tratar esta causa.

Procedimento da Hipnoterapia

Antes de iniciar a hipnoterapia, o terapeuta explicará o processo hipnótico e revisará os objetivos do tratamento com o paciente. O terapeuta geralmente inicia a terapia falando de maneira suave e tranquilizadora.
O procedimento de hipnoterapia pode ser dividido em quatro etapas: indução, aprofundamento, sugestões e emergência. Seguem os detalhes de cada etapa:
  • Indução: Nesta etapa, o terapeuta guia o paciente por meio de técnicas específicas de relaxamento, como respiração controlada ou relaxamento muscular progressivo. Essas técnicas ajudam o paciente a relaxar, concentrar-se e ignorar distrações ambientais.
  • Aprofundamento: Esta etapa dá continuidade à fase de indução para ajudar o paciente a entrar em um estado de consciência mais profundo. Durante a etapa de aprofundamento, o terapeuta geralmente emprega técnicas como contar de trás para frente ou pedir ao paciente que imagine descer uma escada, facilitando a receptividade da mente subconsciente às sugestões.
  • Sugestões: Nesta etapa, o terapeuta oferece sugestões focadas nos sintomas ou explora experiências relacionadas à causa dos sintomas. Por exemplo, para ajudar um paciente a parar de fumar, ele pode ser orientado a identificar os gatilhos, aprender maneiras positivas de mudar o hábito, compreender os recursos disponíveis para realizar mudanças e implementar gradualmente mudanças comportamentais.
  • Emergência: Esta etapa traz o paciente de volta à consciência normal, encerrando o estado hipnótico. Durante a emergência, o terapeuta pode fornecer dicas para o paciente imaginar subindo escadas ou contando para frente.

Efeitos Colaterais da Hipnoterapia

A hipnoterapia é geralmente considerada um procedimento seguro. A pessoa que está passando pelo processo de hipnoterapia só pode acessar algo que já viveu, ou seja, algo que de alguma forma já deu conta, porém o significado fez sua mente permanecer “pré ocupada”, então o único efeito colateral que a pessoa pode ter é, caso o profissional não esteja tão apto, sair do tratamento sem tratar a questão pretendida.

Reações emocionais intensas.

A hipnoterapia não torna o impossível possível, mas pode ajudar os pacientes a acreditarem e a vivenciarem o que podem alcançar.
A menos que o hipnoterapeuta também seja médico, este não pode receitar ou remover medicamentos do paciente. À medida que o paciente vai sentindo as melhoras deve procurar seu médico e conversar com o mesmo sobre a redução ou pausa das medicações.



NOTÍCIAS EM DESTAQUE
ANTÁRTICA
AVANÇO DA VEGETAÇÃO E DO DEGELO

Estudo aponta avanço da vegetação e do degelo na Antártica; cientista alerta para efeitos no Brasil

Pesquisa do MapBiomas diz que 107 mil hectares do continente estão sem gelo. Situação pode afetar agricultura na América do Sul. Dia da Antártica é celebrado nesta segunda.

Por Kellen Barreto, g1 — Brasília - 01/12/2025 00h00  Atualizado há 2 horas

Um estudo inédito do MapBiomas revela que 107 mil hectares da Antártica estão atualmente sem gelo, o equivalente a 1% do continente com presença de vegetação.

O número pode parecer pequeno, mas é significativo em um continente, o mais isolado do planeta Terra, que historicamente permanece congelado.

O fenômeno tem intrigado pesquisadores. A Antártica – conhecida pelo gelo predominante em quase toda sua paisagem – está ficando mais verde.

Musgos, liquens e algas estão ocupando áreas que antes permaneciam congeladas. E, segundo cientistas, isso é mais um sinal de que as mudanças climáticas estão avançando rapidamente.

O levantamento analisou imagens de satélite entre 2017 e 2025 e é o primeiro a detalhar, em escala continental, como essas áreas estão mudando.

Para identificar zonas sem gelo e mapear a vegetação, além de dados de satélite Sentinel-2, a equipe utilizou algoritmos e um índice que detecta atividade de fotossíntese.

O Dia da Antártica é celebrado nesta segunda-feira (1º), data em que é comemorado o 66º aniversário da assinatura do Tratado da Antártica.

Aquecimento global e o avanço da vegetação

Segundo a cientista Eliana Fonseca, coordenadora do estudo, a expansão da vegetação está diretamente ligada ao aquecimento global.

“As temperaturas mais elevadas fazem com que o gelo e a neve derretam mais rapidamente, deixando maior disponibilidade de água líquida já no início do verão”, disse.

"Com o solo exposto por mais tempo, a vegetação se expande para áreas onde antes não conseguia se estabelecer", acrescentou Eliana.

Segundo a pesquisadora, embora este seja o primeiro mapeamento abrangente, estudos regionais já apontavam um “esverdeamento” na área, especialmente nas ilhas mais próximas à Península Antártica.

“Nas ilhas Shetland do Sul, estamos vendo mudanças rápidas e intensas por causa do aumento das temperaturas”, declarou Eliana. "Regiões que recebiam precipitação de neve agora registram cada vez mais chuva líquida", emendou a especialista.

A pesquisadora alerta que esse processo nas ilhas da Antártica deve se intensificar nos próximos anos, apesar do continente ser grande e homogêneo. Algo que já ocorre na Groenlândia, no hemisfério norte.

A vegetação nessas localidades inóspitas, com número mínimo de espécies de plantas, funciona como um termômetro ambiental, segundo a especialista.

"Quando vemos a vegetação aumentar, significa que as condições ambientais estão mudando – e rápido", afirmou Eliana.

Efeitos já são sentidos no hemisfério sul

As transformações da Antártica não ficam restritas ao continente. O lugar é um "regulador climático global" e impacta principalmente o hemisfério sul.

“As diferenças de temperatura entre a Antártica e as regiões próximas movem energia da Linha do Equador para os polos. Esses fluxos geram as frentes frias que regulam temperaturas e padrões de chuva em boa parte do hemisfério sul", afirmou Eliana Fonsca.

Segundo a pesquisadora, isso se reflete na frequência menor de frentes frias no Brasil e na América do Sul, o que afeta os regimes de chuva e a agricultura.

O derretimento do gelo marinho e as águas menos frias no Oceano Austral também influenciam a cadeia alimentar da região. A base da alimentação de baleias, por exemplo, depende de água fria e da presença de gelo.

“Já temos relatos da diminuição da produção de krill [um crustáceo consumido por baleias]”, alerta a pesquisadora do MapBiomas.

Por que mapear a Antártica é tão difícil?

A Antártica ainda é um desafio à capacidade dos satélites. O fenômeno do sol da meia-noite – quando o sol permanece visível por 24 horas no verão – cria sombras longas que dificultam a análise das imagens.

Por décadas, muitos mapas eram feitos manualmente, com pesquisadores, literalmente, desenhando onde a vegetação aparecia.

O novo levantamento do MapBiomas só foi possível graças a técnicas mais precisas de georreferenciamento e o avanço da computação em nuvem.

Continente dedicado à ciência

Com 1,366 bilhão de hectares, o continente antártico é regido pelo Tratado da Antártica, assinado em 1959, do qual fazem parte 58 países.

O acordo estabelece o continente e o Oceano Austral como uma área voltada à ciência, à cooperação internacional e à preservação ambiental.


 NOTÍCIAS EM DESTAQUE 
O QUE FAZER PARA OS IDOSOS
9 DICAS IMPORTANTES

Felicidade é importante em todas as fases da vida! Porém, para os idosos, mais ainda que em outras faixas etárias, felicidade é sinônimo de saúde.

Cuidar de um idoso e proporcionar felicidade na terceira idade é mais que garantir as necessidades básicas da pessoa idosa. 

Elementos como acompanhamento emocional, atividades estimulantes e muito carinho são fundamentais para uma vida plena e alegre. 

Continue lendo e descubra 9 dicas para garantir felicidade na terceira idade. 

9 Dicas para deixar um idoso feliz:

1 - Demonstre afeto e atenção;

2 - Incentive a socialização;

3 - Promova atividades que estimulem a mente;

4 - Respeite a independência;

5 - Cuide da saúde física;

6 - Reviva boas memórias;

7 - Ofereça um ambiente aconchegante;

8 - Inclua-o em decisões familiares;

9 - Celebre a vida.

1. Demonstre afeto e atenção

Idosos muitas vezes se sentem solitários, então pequenos gestos como um abraço, um telefonema ou uma visita, tem o poder de alegrar o dia deles. Mostre que você se importa e esteja presente.
Caso o idoso frequente um lar de idosos, faça visitas e acompanhe o dia a dia deles. 

2. Incentive a socialização

Leve-os para encontros com amigos, familiares ou até mesmo grupos de convivência. A interação social previne a depressão e mantém a mente ativa.
É fundamental ter convívio com outros idosos, pessoas que compartilhem as mesmas condições que eles, esse acolhimento pode ser encontrado em casas de repouso. 

3. Promova atividades que estimulem a mente

Jogos de memória, palavras-cruzadas, leitura e até mesmo aulas de música ou artesanato ajudam a manter o cérebro saudável e elevam o humor.
Atividades recreativas devem estar presentas no cotidiano da pessoa idosa, assim como o convívio com a natureza e exercícios físicos. 

4. Respeite a independência

Sempre que possível, permita que o idoso faça suas escolhas (como roupas, comida ou passeios). A autonomia traz sensação de dignidade e felicidade.

5. Cuide da saúde física

Como citado acima é fundamental cuidar da saúde física, com acompanhamento médico regular, exercícios leves (como caminhadas ou hidroginástica), exercícios de força e uma alimentação balanceada são essenciais para o bem-estar.

6. Reviva boas memórias

Conversar sobre o passado, ver álbuns de fotos ou até mesmo visitar lugares marcantes traz conforto e alegria, reforçando a identidade e a história de vida.

7. Ofereça um ambiente aconchegante

O local de moradia e permanência do idoso deve ser organizado, iluminado e adaptado às necessidades do idoso, aumentando a sensação de segurança e conforto. Plantas, música suave e decoração personalizada também ajudam.

8. Inclua-o em decisões familiares

Fazer o idoso se sentir importante e valorizado na família fortalece sua autoestima e senso de pertencimento. Inclusive participando da decisão sobre os seus cuidados de saúde.

9. Celebre a vida!

Festas, jantares em família e pequenas comemorações (como aniversários e datas especiais) reforçam os laços e trazem momentos de alegria.

A felicidade na terceira idade está nos detalhes do dia a dia: amor, respeito, cuidado e muita diversão. Ao aplicar essas dicas, você não só melhora a qualidade de vida do idoso, mas também fortalece uma relação cheia de significado.

FONTE: ARTE & CUIDAR - arteecuidar.com.br


 HOMILIA DOMINICAL

30 DE NOVEMBRO DE 2025

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Leitura do Dia

Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 2,1-5

Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.           
Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas.
A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão:
"Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos"; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate.
Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - 13,11-14a

Irmãos
Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar.
Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.
A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.
Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades.
Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - 24,37-44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:
"A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.
Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.
E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos.
Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Por isso, também vós ficai preparados!
Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá".

As palavras dos Papas

Hoje começa o Advento, o tempo litúrgico que nos prepara para o Natal, convidando-nos a elevar o olhar e abrir o coração para receber Jesus. No Advento não vivemos unicamente a expectativa do Natal; somos convidados também a despertar a expectativa da vinda gloriosa de Cristo — quando, no fim dos tempos, Ele há de voltar — preparando-nos para o encontro final com Ele, mediante escolhas coerentes e corajosas. Recordamos o Natal, esperamos a vinda gloriosa de Cristo e inclusive o nosso encontro pessoal: o dia em que o Senhor chamará. Durante estas quatro semanas, somos chamados a abandonar um modo de viver resignado e habitudinário, e a sair alimentando esperanças, nutrindo sonhos para um novo futuro. [...] Este tempo é oportuno para abrirmos o nosso coração, para fazermos perguntas concretas sobre como e por quem despendemos a nossa vida.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.

 NOTÍCIAS EM DESTAQUE
O ABUSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
FAVORECE O TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Santa Sé: o abuso das novas tecnologias favorece o tráfico de seres humanos

Em seu pronunciamento na sede das Nações Unidas em Nova York, monsenhor Marco Formica, conselheiro da Missão Permanente vaticana, reitera que o tráfico das categorias mais vulneráveis deve ser combatido por meio de uma cooperação internacional mais intensa. Ele ressalta a necessidade de promover respostas da justiça penal e atender às necessidades específicas das vítimas

Vatican News

Recrutamento, controle e abuso de vítimas: essas são as atividades que alimentam o flagelo do tráfico de seres humanos, um fenômeno exacerbado pelo uso cada vez mais frequente e distorcido de novas tecnologias. Para combatê-lo, são necessárias políticas que coloquem essas ferramentas a serviço do bem comum. Foi o que afirmou a Santa Sé, por meio de monsenhor Marco Formica, conselheiro da Missão Permanente vaticana junto às Nações Unidas, em pronunciamento feito na terça-feira, 26 de novembro, na Quarta Reunião de Alto Nível sobre a avaliação do Plano de Ação Global das Nações Unidas contra o Tráfico de Seres Humanos, na sede em Nova York.


Menores entre os mais afetados pelo tráfico

O prelado manifestou o apreço de toda a delegação pelas avaliações feitas sobre o Plano de Ação Global, quinze anos após sua adoção. Ele observou, no entanto, que o número de vítimas continua a aumentar no mundo inteiro, com um envolvimento cada vez mais significativo de menores desacompanhados ou separados de suas famílias. Entre eles, as meninas são frequentemente vítimas de tráfico "para fins de exploração sexual", enquanto os meninos são submetidos a trabalho forçado, atividades criminosas ou mendicância. “Ambas as formas de exploração - afirmou - minam a dignidade dada por Deus às vítimas”.


Tecnologias fomentam recrutamento, controle e exploração

Reiterando a preocupação da Santa Sé com essa situação “dramática”, monsenhor Formica enfatizou que, apesar dos progressos alcançados, as redes de tráfico continuam a explorar as vulnerabilidades geradas pela pobreza, pelo subdesenvolvimento e pelas emergências humanitárias. “O crescente abuso de tecnologias em rápida evolução - acrescentou - facilita o recrutamento, o controle e a exploração das vítimas”. Essa tendência deve, portanto, ser revertida, garantindo que novas ferramentas, incluindo a inteligência artificial, sejam utilizadas “a serviço da dignidade humana, da justiça e do bem comum”.

Justiça e reunificação familiar

Na perspectiva da Santa Sé, a nova Declaração Política sobre a implementação do Plano Global apela ao fortalecimento da cooperação internacional e regional para prevenir todas as formas de tráfico, responder às necessidades específicas das vítimas - “incluindo a reunificação familiar em tempo oportuno” - e promover respostas eficazes por meio da justiça penal.

"Reverter a tendência desumanizadora"

O representante vaticano também enfatizou que migrantes e refugiados estão entre os mais afetados pelo tráfico de pessoas: "É importante lembrar que os mais vulneráveis ​​são os que mais sofrem". Daí, o apelo, já expresso pelo Papa Leão XIV, por um "compromisso coletivo e solidário com o objetivo de reverter a tendência desumanizadora das injustiças sociais e promover o desenvolvimento humano integral".

As reservas da Santa Sé

Monsenhor Formica também delineou algumas das reservas da Santa Sé em relação a partes da Declaração Política. Quanto à "exploração da maternidade de substituição", reiterou que essa prática é "deplorável em todos os casos, pois constitui uma grave violação da dignidade tanto da mulher quanto da criança". Em relação aos "serviços de saúde sexual e reprodutiva", o Vaticano interpreta seu significado à luz de um conceito "holístico" de saúde que não inclui o aborto ou o acesso a ele. Por fim, a Santa Sé entende o termo "gênero" como referente à identidade sexual biológica, masculina e feminina.

Relançando o apelo do Papa Leão XIV

Monsenhor Formica concluiu seu pronunciamento citando novamente o Papa Leão XIV: "Diante das guerras, do terrorismo, do tráfico de seres humanos e da agressão generalizada, as crianças e os jovens precisam de experiências que os eduquem na cultura da vida, do diálogo e do respeito mútuo."

 HOMILIA DOMINICAL
23 DE NOVEMBRO DE 2025
DOMINGO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, SOLENIDADE
Leitura do Dia

Primeira Leitura
Leitura do Segundo Livro de Samuel - 5,1-3

Naqueles dias, Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: "Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne.
Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel.
E o Senhor te disse: 
'Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe' ".
Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron.
O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses - 1,12-20

Irmãos:
Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos.
Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência.
Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja.
Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas - 23,35-43

Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: "A outros ele salvou.
Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!" 
Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: "Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!"
Acima dele havia um letreiro: "Este é o Rei dos Judeus."
Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: "Tu não és o Cristo? 
Salva-te a ti mesmo e a nós!"
Mas o outro o repreendeu, dizendo:
"Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação?
Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal".
E acrescentou:'"Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado."
Jesus lhe respondeu: "Em verdade eu te digo: ainda hje estarás comigo no Paraíso".

As palavras dos Papas

Na cruz, aparece uma única frase: «Este é o rei dos judeus» (Lc 23, 38). Eis o seu título: Rei. Mas, observando Jesus, inverte-se a ideia que temos de um rei. Tentando visualizá-lo, pensaremos num homem forte sentado num trono com preciosas insígnias, um cetro na mão e anéis brilhantes nos dedos, enquanto solenemente fala aos súditos. Tal seria, em linhas gerais, a imagem dum rei que temos na cabeça. Mas fixando Jesus, vemos que é completamente diferente. Não está sentado num trono confortável, mas pendurado num patíbulo; o Deus que «derruba os poderosos de seus tronos» (Lc 1, 52), comporta-Se como servo cravado na cruz pelos poderosos; adornado apenas com cravos e espinhos, despojado de tudo mas rico de amor. Do trono da cruz, já não ensina as multidões com a palavra, nem levanta a mão para ensinar; faz mais: não aponta o dedo contra ninguém, mas abre os braços a todos. Assim Se manifesta o nosso Rei: de braços abertos [...]. E só entrando no seu abraço é que compreendemos que Deus Se deixou levar até àquele ponto, até ao paradoxo da cruz, precisamente para abraçar tudo em nós, incluindo quanto havia de mais distante d'Ele: a nossa morte (Ele abraçou a nossa morte), o nosso sofrimento, as nossas pobrezas, as nossas fragilidades e as nossas misérias. Ele abraçou tudo isto. Fez-Se servo para que cada um de nós se sentisse filho.

UM BOM E SANTO DOMINGO A TODOS.


NOTÍCIAS EM DESTAQUE
SISTEMA FINANCEIRO PODE SER AFETADO
BRB TENTA AJUDAR E CAMARADAGEM

O documento cita a hipótese de que, para salvar o Banco Master de uma "crise de liquidez", dirigentes do BRB teriam adotado “procedimentos escusos” e atuado com “pura camaradagem” injetando dinheiro no Master.

'Procedimentos escusos' e 'pura camaradagem': como aporte de R$ 16,7 bilhões no Banco Master pode ter prejudicado contas do BRB
Justiça Federal pediu que Banco Central faça investigação 'minuciosa' e 'isenta' sobre patrimônio real do BRB. Banco tentou fechar acordo para comprar o Banco Master; transação foi barrada.

Por Ana Lídia Araújo, Márcio Falcão, g1 DF e TV Globo — Brasília - 19/11/2025 00h00  Atualizado há 6 horas

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam um suposto esquema que pode ter causado prejuízos ao Banco de Brasília (BRB) e colocado em risco a saúde do sistema financeiro nacional – tudo isso, durante a negociação fracassada de compra do Banco Master.

Em uma decisão obtida pela TV Globo, o juiz Ricardo Leite pede ao Banco Central uma "investigação minunciosa e isenta para verificar a situação patimonial real" do BRB (entenda abaixo).

O documento cita a hipótese de que, para salvar o Banco Master de uma "crise de liquidez", dirigentes do BRB teriam adotado “procedimentos escusos” e atuado com “pura camaradagem” injetando dinheiro no Master.

'Camaradagem' e 'procedimentos escusos'

Segundo o documento, o BRB injetou R$ 16,7 bilhões no Master entre 2024 e 2025. Desses, pelo menos R$ 12,2 bilhões envolvem operações em que há fortes indícios de fraude.

Para se ter ideia, ainda de acordo com o documento, o BRB só poderia "se expor" (ou seja, colocar ativos sob risco) em cerca de R$ 753 milhões com um único cliente.

O valor repassado ao Banco Master foi mais de 20 vezes maior que o permitido.

"É viável e plausível a hipótese investigativa [...] que ‘a substituição entre os créditos BRB-Master ocorreu por pura camaradagem, em desacordo com a formalidade do instrumento contratual firmado, mas como tentativa de abafar a fiscalização das operações e preocupações dela decorrentes'", diz a decisão judicial que autorizou a prisão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, nesta terça-feira (18).

O juiz Ricardo Leite destaca ainda que podem ter sido adotados "procedimentos escusos pela gestão do BRB para viabilizar e promover a liquidez do Banco Master".

Ou seja, manobras ilegais e obscuras que, segundo a acusação, foram usadas para dar aparência de legalidade à fraude.

A investigação aponta que a compra dos créditos ocorreram com o intuito de "encobrir transações e ludibriar a fiscalização do Banco Central".

Estes "procedimentos escusos", segundo a decisão e investigações da PF, incluem:

  • Uso de empresas de fachada
  • Desvio de recursos
  • Gestão fraudulenta
  • Fraudes do mercado de capitais
  • Manipulação de ativos

Em linhas gerais, segundo as investigações:

  1. O Banco Master emitiu R$ 50 bilhões em certificados de depósito bancário (CDBs, um tipo de título financeiro) prometendo juros acima das taxas de mercado e sem comprovar que tinha liquidez, ou seja, que conseguiria pagar esses títulos no futuro.
  2. Para reforçar essa impressão de liquidez, o Master aplicou parte do dinheiro dos CDBs em ativos que não existem, comprando créditos de uma empresa chamada Tirreno.
  3. O Master não pagou nada por essa compra, mas logo em seguida vendeu esses mesmos créditos ao BRB – que pagou R$ 12,2 bilhões, sem documentação, para "socorrer" o caixa do Banco Master.
  4. Essas transações aconteceram no mesmo período em que o BRB tentava comprar o próprio Banco Master – e convencer os órgãos de fiscalização de que a transação era viável e não geraria risco aos acionistas do BRB, incluindo o governo do DF.

👉Os investigadores ainda apuram "as razões pelas quais o BRB desconsiderou irregularidades graves nas operações".

Prejuízos ao sistema nacional

A atuação dos dirigentes dos bancos teria, segundo o MP, "ocasionado prejuízos à higidez do Sistema Financeiro Nacional, e principalmente à própria instituição por eles administrada, havendo indícios de cometimento por parte dos gestores do BRB do crime previsto no artigo 4° da Lei 7.492/86".

O artigo citado pelo MP diz respeito ao crime de "gerir fraudulentamente instituição financeira". É um crime contra o sistema financeiro nacional, com pena prevista de 3 a 12 anos de reclusão e multa.

Crédito fantasma comprado e revendido

Em um dos trechos do documento obtido pela TV Globo, o MPF relata que:

"A solução do Grupo Master para aportar recursos muito superiores à sua produção histórica, e que fossem capazes de cobrir o rombo de 12 bilhões, constituiu em se associar, ilicitamente, a uma Sociedade de Crédito Direto, com o objetivo de inflar seu patrimônio artificialmente, por meio da aquisição de carteiras de créditos inexistentes e revendê-las ao BRB", diz a decisão.

O BRB só decidiu desfazer o negócio depois que os R$ 12,2 bilhões já tinham sido transferidos. E mesmo assim, seguiu transferindo recursos para o Banco Master por conta de outros créditos bancários.

"Importa registra que, consoante resumo de operações realizadas entre Master e BRB, apenas entre os meses de julho de 2024 e 3/10/2025, foram transferidos ao grupo Master o correspondente a R$ 16.717.138.715,05 pelo BRB", diz o MPF no documento.

Segundo o Banco Central, entre maio e abril deste ano, o BRB recebeu outros R$ 4 bilhões em carteiras de crédito do Banco Master, e pagou os respectivos prêmios à instituição.

Para os investigadores, a postura do BRB "configura indício relevante de que a instituição pública buscou amparar o Banco Master em sua crise de liquidez".

Dono do Master preso

A Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nesta segunda-feira (17) no aeroporto de Guarulhos. Ele estava tentando fugir do país em um avião particular para Malta, país na Europa.

Vorcaro foi alvo de uma operação que mira a venda de títulos de crédito falsos.

🔎 A investigação aponta que o Master emitia CDBs com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado. No entanto, esse retorno era irreal. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.

Após ser preso, Vorcaro foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo.

Presidente do BRB afastado

Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa — Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Já o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado de seu cargo. Segundo o banco, o afastamento tem duração de 60 dias.

Paulo Henrique está nos Estados Unidos, segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Ibaneis também disse que vai indicar Celso Eloi de Souza Cavalhero para assumir a presidência do BRB.




 NOTÍCIAS EM DESTAQUE
BANGLADESH
EX-PREMIÊ SHEIKH HASINA 
CONDENADA A MORTE POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE
A ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina

Sheikh Hasina foi considerada culpada por ordenar uma violenta repressão a manifestações de estudantes no ano passado que terminaram com mais de mil mortes. Ex-premiê disse que sentença é enviesada e que tribunal teve motivações políticas.

Por Redação g1 — São Paulo - 17/11/2025 05h48  Atualizado há 4 minutos

A ex-primeira-ministra de Bangladesh Sheikh Hasina foi condenada nesta segunda-feira (17) à morte por crimes contra a humanidade.

Em um julgamento que se arrastou por meses, Hasina foi considerada culpada por ordenar uma violenta repressão a manifestações de estudantes no ano passado.

"Todos os elementos constitutivos de um crime contra a humanidade estão reunidos. Decidimos impor uma única pena, a pena de morte", declarou o juiz Golam Mortuza Mozumder, do Tribunal bangladense de Crimes Internacionais.

A sentença se deu mais de um ano após estudantes terem protagonizado protestos contra um sistema de cotas do governo que privilegiava veteranos de guerra em detrimento da população.

O movimento da Geração Z, entre julho e agosto de 2024, foi duramente reprimido pelo governo: mais de mil morreram e milhares ficaram feridos, segundo a ONU (leia mais abaixo).

O tribunal, localizado na capital Daca e que julga crimes de guerra em Bangladesh, anunciou o veredito sob forte esquema de segurança e na ausência de Hasina, que fugiu para a Índia em agosto de 2024. Ela pode recorrer da sentença à Suprema Corte do país.

Após a divulgação da sentença, o governo bangladense pediu à Índia que extradite Hasina.

Em resposta, Hasina afirmou que a sentença é "enviesada e com motivação política" e questionou a isonomia do tribunal que a julgou. Ela defendeu que seu governo "perdeu o controle da situação" durante o levante estudantil, porém "não é possível caracterizar o que ocorreu como um ataque premeditado contra cidadãos".

A ex-premiê disse também que não teve acesso à ampla defesa e que pretende "enfrentar meus acusadores em um tribunal adequado, onde as provas possam ser avaliadas e examinadas de forma justa".

Hasina foi representada no julgamento por um defensor público nomeado pelo Estado, que afirmou ao tribunal que as acusações eram infundadas e pediu a absolvição da ex-premiê.

A decisão ocorre meses antes das eleições parlamentares, previstas para fevereiro. O partido de Hasina, a Liga Awami, foi impedido de concorrer, e teme-se que o veredito desta segunda possa alimentar novas revoltas populares antes da votação.

Antes do anúncio do veredito, Sajeeb Wazed, filho e assessor de Hasina, disse à agência de notícias Reuters que eles não recorreriam da sentença a menos que um governo democraticamente eleito assumisse o poder com a participação da Liga Awami.

Hasina, de 78 anos, assumiu como primeira-ministra em 2009. Considerada uma das mulheres mais poderosas da Ásia, ela foi creditada como a responsável por impulsionar a indústria têxtil no país.

Ela é filha do líder fundador de Bangladesh, Sheikh Mujibur Rahman, que lutou na guerra de independência.

Hasina inicialmente lutou pela democracia, mas seu longo governo como primeira-ministra passou a ser marcado por prisões de líderes da oposição, repressão à liberdade de expressão e execuções extrajudiciais.

Desde a fuga de Hasina para a Índia, Bangladesh tem sido governado por uma administração interina liderada pelo vencedor do Nobel da Paz Muhammad Yunus. Ele foi atacado por anos por Hasina e condenado por corrupção sob o governo dela.

A principal motivação dos protestos estudantis em 2024, que tomaram as ruas de Bangladesh, foi um sistema de cotas do governo que estabelecia que um terço dos empregos governamentais seriam reservados para parentes de veteranos da guerra de independência do país contra o Paquistão em 1971.

Durante o julgamento, os promotores informaram ao tribunal que haviam encontrado evidências de uma ordem direta de Hasina para usar força letal na repressão aos protestos.

Até 1.400 pessoas podem ter sido mortas durante os protestos, entre 15 de julho e 5 de agosto de 2024, e milhares ficaram feridos, a maioria por disparos das forças de segurança, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

  HOMILIA DOMINICAL 14 DE DEZEMBRO DE 2025 3º DOMINGO DO ADVENTO Leitura do Dia Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías -  35,1-...